22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

OMS alerta que o tabaco pode causar 1 bilhão de mortes no século 21

- Publicidade -

28/05/2015 11h24 – Atualizado em 28/05/2015 11h24

Fonte: Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou esta quinta-feira que o consumo de tabaco e de seus derivados pode causar a morte de 1 bilhão de pessoas no século 21, dez vezes mais do que os 100 milhões de óbitos registrados no século passado.

A agência da ONU afirmou que a epidemia do tabaco é uma das piores ameaças globais de saúde pública e mata 6 milhões de pessoas anualmente.

Comércio Ilegal

Segundo a OMS, “se nada for feito, o número de mortes por ano deve chegar a oito milhões até 2030”.

O alerta foi dado pouco antes do Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado neste domingo, 31 de maio.

O foco deste ano está no combate ao comércio ilegal dos produtos derivados do tabaco. As autoridades dizem que “um em cada 10 cigarros consumidos no mundo é ilegal”.

Os especialistas explicam que se o comércio ilegal do produto for eliminado isso pode gerar cerca de US$ 31 bilhões, o equivalente a R$ 97 bilhões, em impostos para os governos.

O dinheiro pode ser utilizado para melhorar a saúde pública, reduzir a criminalidade e cortar uma importante fonte de renda da indústria do tabaco.

Protocolo

A agência diz que aproximadamente 80% de um total de 1 bilhão de fumantes no mundo vivem em países de baixa e média rendas, regiões onde os registros das doenças causadas pelo tabaco e de mortes são muito mais altos.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, pediu aos países que firmem o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilegal de Produtos de Tabaco, que representa um instrumento para conter e eliminar essa sofisticada atividade criminosa.

Até agora, apenas oito países ratificaram o documento. São necessárias 40 ratificações para que o protocolo entre em vigor e se torne uma lei internacional.

Ele determina a implementação de várias medidas relacionadas ao fornecimento dos produtos derivados do tabaco, que inclui a licença de importação, exportação e fabricação do material.

O protocolo quer a criação de um sistema de rastreamento dos produtos e a imposição de sanções penais contra os responsáveis pelo comércio ilegal. Além disso, torna crime a produção ilegal e o contrabando do material através das fronteiras.

Segundo a OMS, os produtos ilegais são vendidos a preços muito mais baixos, consequente aumentando o consumo. Os impostos e as políticas de preços para o material são vistos como os meios mais eficazes para se reduzir a demanda.

Campanha para o Dia Mundial sem Tabaco 2015. Foto: OMS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-