24.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Artigo: O Talento Estudantil permite progredir

- Publicidade -

20/12/2017 14h35

Fonte: Embrapa

No período de 5 a 8 de dezembro de 2017, foi realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o XXII Encontro do Talento Estudantil, como parte das comemorações alusivas ao 43º aniversário deste importante centro de pesquisa. No dia 5, os 96 pôsteres foram fixados no hall da sede da Embrapa (Brasília-DF), nos dias 6 e 7 os estudantes os apresentaram a uma “Comissão Julgadora” externa à Unidade, instalada em 06/12/2017, para avaliação e seleção dos melhores trabalhos, e no dia 8 os pôsteres foram retirados. No dia 15, durante a sessão de encerramento do evento, foram apresentadas oralmente os seis primeiros lugares dentro de cada grande área – Animal, Vegetal e Microrganismos – nas categorias graduação e pós-graduação.

Este ano, a solenidade de encerramento do evento contou com duas novidades: a primeira foi a exposição das fotos dos estudantes selecionados em primeiro lugar em totens iluminados no hall de entrada do auditório Assis Roberto de Bem. A outra foi a premiação do pesquisador Luciano Paulino da Silva, como destaque na orientação e acompanhamento de seus estudantes. É uma forma de estimular e motivar outros pesquisadores da Unidade a participarem do Talento Estudantil, que é um evento de enorme compromisso social.

Dentro do propósito relacionado ao título deste artigo “Talento Permite Progredir”, como participante da mesa diretora durante a cerimônia de encerramento do evento, tive a oportunidade de explicar à platéia a amplitude do significado desta frase, que resumi em TPP! Associado às aulas e grades de disciplinas das universidades parceiras, o TPP alia e conduz os estudantes ao desenvolvimento de projetos que complementem a estrutura curricular do discente, etapa fundamental na preparação para os desafios da vida profissional.
É muito importante ressaltar que o encerramento de um ciclo do Talento Estudantil não significa o seu fim. Os pôsteres apresentados são publicados em anais e documentos da Série Embrapa.

Vale ressaltar também a composição eclética e imparcial da Comissão Julgadora, composta por especialistas, professores e pesquisadores da Embrapa, UnB, UniCEUB, UPIS e IFB.

Na condição de criador e estimulador do Talento Estudantil, enorme foi a minha satisfação de mais uma vez estar diante de jovens e talentosos estudantes e de suas pesquisas muito bem orientadas e delineadas, marcadas pelo entusiasmo, perseverança, persistência e determinação no rumo do incremento do conhecimento.

O Talento Estudantil pode ser comparado a uma avenida entre a vida acadêmica e o mundo corporativo cheia de jovialidade e otimismo rumo a um Brasil melhor!

O caminho insofismável do Brasil é a geração, adaptação, extrapolação e aplicação de PD&I e CT&I em todas as suas regiões geográficas. Pelo enorme potencial demonstrado e espelhado nesses estudantes tomados como bons exemplos, piamente pode-se atestar que nesses “cabeças pretas”, como sinônimos de “jovialidade e esperança”, o Brasil pode confiar na visão estratégica alentadora para o seu povo!
Na comparação holística com as edições anteriores do Talento Estudantil, é notório o avanço progressivo do conhecimento adquirido nas áreas de plantas, animais e microrganismos, denotando claramente que o Encontro sempre será fortalecido pela presença do “estudante talento”, que de maneira graciosa e interessada concorre para o estabelecimento das ações complementares intra e interdisciplinares, na visão da formação de equipes multidisciplinares e interinstitucionais.

A participação desses jovens na formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa é fundamental para o sucesso da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no alcance dos seus objetivos e metas, pois são colaboradores valiosos, de baixo custo monetário e elevado benefício de retorno à sociedade.

Aproveito este artigo para propor uma salva de palmas a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do “XXII Encontro do Talento Estudantil”, representadas pelas chefias da Unidade, pesquisadores-orientadores e equipes, estudantes participantes, comissões, comitês, editores, programadores, pessoal de apoio e demais empregados que conduziram o magno evento ao apogeu! Boas Festas!

Dr. Afonso Celso Candeira Valois, pesquisador aposentado da Embrapa, é um dos idealizadores do Encontro do Talento Estudantil.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-