32.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Atletas indígenas deverão participar de Jogos Olímpicos

- Publicidade -

06/04/2017 10h02

Projeto do Ministério da Cultura e do Esporte vai apoiar atletas nas modalidades canoagem, tiro com arco e lutas

Fonte: Portal Brasil

Atletas indígenas brasileiros deverão participar de competições internacionais como os jogos olímpicos de 2024. O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério do Esporte e com a Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciaram um projeto conjunto para apoiar os indígenas nas modalidades canoagem, tiro com arco e lutas.

Responsável pelo projeto, a antropóloga e museóloga, Ione Carvalho, assessora especial do ministro da Cultura, explicou que a ideia é trazer a noção dos povos indígenas sobre canoagem e outros esportes para o esporte olímpico.

“O Ministério da Cultura procura tirar os povos indígenas da invisibilidade, fazer com o País conheça, reconheça e mostre ao mundo os indígenas brasileiros”, disse.

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, informou que, inicialmente, a entidade irá doar, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 15 canoas e caiaques para comunidades indígenas do Alto Xingu. Além disso, será enviado um profissional para capacitação de técnicos indígenas na modalidade.

“O projeto é importante para integrar as duas culturas. Estamos pensando nas Olimpíadas de 2024″, informou. Queremos dar condições para que os povos indígenas se qualifiquem e promovam o treinamento entre eles”, completou.

O cacique Kanato Yawalapiti, da aldeia Palushayu, no Alto Xingu (MT), comemorou a iniciativa. “Esse projeto é muito importante para nós. Há tempos sonhamos com a oportunidade de colocar nossos atletas para participar de competições internacionais”, afirmou.

“Toda vez que acompanhamos as competições, há várias etnias, mas não têm indígenas. É por isso que luto para dar visibilidade aos nossos atletas. No Xingu, já nascemos remando, o que precisamos é aprender a técnica para competir”, ressaltou.

15 canoas e caiaques para comunidades indígenas do Alto XinguFoto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-