19/04/2017 15h48

Dia do Índio é comemorado nas aldeias de Amambai

As comemorações aconteceram nas aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari


Fonte: Redação

 
Concursos de beleza que representasse a cultura indígena foram realizados com alunos da Reme / Foto: Moreira Produções Concursos de beleza que representasse a cultura indígena foram realizados com alunos da Reme / Foto: Moreira Produções

Amambai (MS)- Nesta quarta-feira (19) é comemorado nacionalmente o Dia do Índio e visando comemorar esta data, homenageando a população indígena de Amambai, que somam cerca de 12 mil pessoas, as lideranças das aldeias amambaienses em parceria com a Prefeitura Municipal, realizaram nos dias 18 e 19, terça e quarta-feira, eventos culturais e desportivos.

Os eventos reuniram inúmeros membros das comunidades indígenas, que apresentaram suas danças típicas, realizaram torneios de futebol e de arco e flecha, concursos de beleza nas categorias masculino e feminino. Na ocasião, foi servido aos presentes a tradicional chicha, bebida feita a partir da fermentação do milho com açúcar, além de um churrasco no almoço.

Na aldeia Amambai, por exempolo, foram premiados os primeiros colocados no desfile realizado nessa terça-feira (18) para a escolha do casal de alunos da escola municipal, que melhor representou a cultura indígena Guarani.

 
Rezador da aldeia Amambai, Valdemar Lima, 60 anos 
Foto: Moreira Produções Rezador da aldeia Amambai, Valdemar Lima, 60 anos
Foto: Moreira Produções

As programações nas aldeias ainda contaram com rezas, torneios de futsal, futebol e de arco e flexha, que contemplaram os atletas praticantes das modalidades esportivas. Lideranças políticas do município, representando os poderes executivo e legislativo, estiveram na manhã desta quarta-feira (19), prestigiando os eventos.

Para o rezador da aldeia Amambai, Valdemar Lima, de 60 anos, o evento, bem como toda semana festiva em alusão ao Dia do Índio, é muito importante para relembrar e enaltecer a cultura indígena, que é tão presente em Amambai. "Um evento como esse é muito importante par nós, mostra a união do nosso povo e a beleza da nossa cultura", disse o rezador.

 
Capitão da aldeia Amambai, Adail Sanches / Foto: Moreira Produções Capitão da aldeia Amambai, Adail Sanches / Foto: Moreira Produções

O capitão da aldeia Amambai, Adail Sanches, disse que as manifestações ocorridas demonstram a força cultural da comunidade e, aproveita para cobrar ações dos órgãos públicos para o desenvolvimento da agricultura na aldeia. É preciso que a prefeitura atenda melhor o preparo das nossas roças. Tem muitas famílias que querem produzir e não estão conseguindo pela falta de máquinas", cobra Adail.

 
Vereador em Amambai, professor Ismael Guarani Kaiowá, na foto com a miss, Kariane Vera.  Foto: Moreira Produções Vereador em Amambai, professor Ismael Guarani Kaiowá, na foto com a miss, Kariane Vera. Foto: Moreira Produções

Para o vereador de Amambai, Ismael Guarani Kaiowá, as manifestações culturais e desportivas ocorridas fortalecem a autoestima da comunidade e as torna mais visíveis frente à sociedade. "Hoje, os indígenas estão se preparando para enfrentar as diversidades sociais e serem respeitados junto a sociedade. O nosso mandato no legislativo tem como objetivo principal dar visibilidade sobre nossa potencialidade e realidade. Precisamos, continua Ismael, criar possibilidades de inserção junto ao mercado de trabalho, buscando garantir nossos direitos para melhorar as condições de vida das comunidades indígenas", comenta Ismael.

Veja galeria de fotos

Envie seu Comentário