23 C
Dourados
quinta-feira, 13 de junho de 2024

Amambai comemora a reinauguração do Museu José Alves Cavalheiro e ampliação de suas instalações históricas

- Publicidade -

O Museu fica localizado na Rua General Câmara, 527, atrás da escola estadual Cel. Felipe de Brum

O município de Amambai viveu um momento histórico na última segunda-feira, dia 29, com a reinauguração do Museu José Alves Cavalheiro. O evento, marcado por entusiasmo e orgulho, contou com a participação de artistas locais, autoridades municipais, representantes de instituições culturais e membros da comunidade.

De acordo com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Amambai, Albertino Fachin Dias, o Museu José Alves Cavalheiro, foi fundado em 2004 pelo escritor Almiro Pinto Sobrinho e mantido pela Associação de Pesquisa e Promoção Cultural de Amambai, tem como objetivo primordial promover a cultura do município de forma acessível a toda a população. Após passar para a administração da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2016, o museu ficou fechado durante a pandemia, mas em março de 2023 foi devolvido à associação.

Em agosto de 2023, o estatuto do museu foi renovado e, com a entrada de novos membros, houve a mudança de denominação para Instituto Histórico e Geográfico de Amambai, refletindo o compromisso contínuo com a preservação e promoção do patrimônio cultural da região.

Graças aos recursos conquistados pela Lei Paulo Gustavo – Prêmio Viviane Scalon Fachin do governo federal, o museu passou por uma reforma abrangente e agora está preparado para receber o público novamente. Um dos destaques da reinauguração foi a adaptação de um novo espaço para o Cine Rural João Fouseck, com capacidade para 32 lugares. Além disso, foram inauguradas salas destinadas ao Centro Regional de Documentos Históricos Cornélia Dourisboure, à Mapoteca Antônio Delgado Martines, à Hemeroteca Nino Luiz de Oliveira e ao Centro de Memória Fotográfica Nicanor Alves do Amaral.

Marcaram presença, a diretora de cultura da Sedesc, Alessandra Tavares, que no evento representou o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, os secretários municipais de Desporto e Cultura, Ronaldo Mayr, e de Educação, Zita Centenaro, a presidente da Câmara, Lígia Borges, e vereadores Anílson Prego, Cida Farias, Janete Córdoba, Paulo Sérgio e Odil Puques, comandante do 17º RC. Mec, Coronel Eric Corrêa, a presidente da Acia (Associação Comercial e Empresarial de Amambai), Bruno Anderson, diretor do Fórum, Dr. Daniel da Matta e Grupo de Escoteiros Sesquicentenário.

A reinauguração do Museu José Alves Cavalheiro e a ampliação de suas instalações históricas representam não apenas a restauração de um espaço cultural, mas também o fortalecimento do vínculo da comunidade com sua história e identidade. Este evento marca o início de uma nova fase de preservação e promoção do patrimônio cultural de Amambai, enriquecendo a vida da cidade e de seus habitantes. O Museu fica localizado na Rua General Câmara, 527, atrás da escola estadual Cel. Felipe de Brum. Entre em contato e agende uma visita: (67) 99548-0955.

Fonte: Secom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-