24.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Pesquisa sobre energia solar foi discutida na UEMS

- Publicidade -

08/04/2015 13h17 – Atualizado em 08/04/2015 13h17

Ações de pesquisa sobre energia solar foram discutidas na UEMS

Fonte: UEMS

Campo Grande (MS) – No início desta semana, a reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu, na sua sede em Dourados, a visita de um grupo de pesquisadores vinculados a projetos científicos voltados para o estudo e desenvolvimento de energia solar em Mato Grosso do Sul.

As demandas pela implementação de matrizes energéticas alternativas e renováveis no Brasil – caso da energia solar – seguem uma tendência mundial já consolidada em países como a Espanha, por exemplo. O engenheiro Felipe de Oliveira, pesquisador e sócio da Nexsolar, afirmou, porém, que “a carência de estrutura no âmbito de centros de pesquisa, como as universidades, é fator que prejudica um crescimento mais efetivo desta área de pesquisa no país”.

Nesse sentido, uma parceria firmada entre instituições provenientes da iniciativa privada e do setor público seria uma iniciativa ideal para promover a fomentação e o desenvolvimento de estudos relativos à produção em grande escala de energia solar.

Para o reitor Fábio Edir, a diversificação de matrizes energéticas é urgente e implica em novos horizontes, como temática de pesquisa, à Universidade. “O cenário é bastante favorável ao desenvolvimento de parcerias que tenham como foco a sustentabilidade e outras formas de energias renováveis. Há interesses em vários níveis voltados a projetos relacionados e o estabelecimento de parcerias futuras será considerado”, garantiu Fábio Edir.

A Nexsolar é incubada na INTERP – Incubadora de Empresas, e desenvolve trabalhos de pesquisa na área de monitoramento a aplicabilidade de energia fotovoltaica captada por raios solares em placas específicas de modo a gerar energia sustentável.

Também participaram da reunião a vice-reitora Eleuza Ferreira Lima, a pró-reitora Adriana Rochas, o professor Sandro Lima, do curso de Engenharia Física e Lucio Flávio Sunakozawa, Assessor de Relações Interinstitucionais.

UEMS  recebeu, na  sua sede em Dourados, a visita de um grupo de pesquisadores vinculados a projetos científicos voltados para o estudo e desenvolvimento de energia solar em Mato Grosso do Sul / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-