32.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governo reúne pequeno negócio e grande indústria em Dourados

- Publicidade -

28/10/2016 14h56

Governo reúne pequeno negócio e grande indústria em Dourados e gera R$ 9 mi em possíveis contratos

Fonte: Noticias MS

Pequenas e médias empresas de Dourados tiveram a oportunidade de conhecer as demandas de negócios de oito grandes indústrias instaladas em Dourados e de, ao mesmo tempo, oferecer sua cartela de produtos e serviços a essas empresas-âncora. Esse foi o clima da Rodada de Negócios do Propeq Adensa, realizada na quinta-feira (27) em Dourados e que gerou expectativa de R$ 9 milhões em fechamento de contratos futuros entre os 50 pequenos negócios e as oito empresas-âncora que participaram do evento.

A Rodada de Negócios do Propeq Adensa é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sebrae/MS. O evento foi aberto pelo secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, que destacou a importância da diversificação da economia sul-mato-grossense por meio do fomento aos pequenos negócios. “Cerca de 98% das empresas do Estado são pequenos negócios, entendendo essa dimensão, o governo lancou em 2015 o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – o Propeq e entre as ações nesse âmbito estão a Rota do Desenvolvimento e o Propeq Adensa”, informou.

Sobre o volume de estimativa de negócios gerado na Rodada em Dourados, Senna comentou que “o volume foi expressivo e o envolvimento dos pequenos negócios e empresas-âncora com o evento foi muito bom. O fundamental foi sedimentado junto às empresas participantes, que é o adensamento da cadeia produtiva, a necessidade de os fornecedores locais se habilitarem para atender às exigências das grandes indústrias e o envolvimento das empresas-âncora nessa sinergia que só tem a trazer benefícios para economia da região e de todo o Estado”.

Na avaliação da secretária municipal de Desenvolvimento de Dourados, Elizabeth Rocha, “o Propeq Adensa trouxe o que Dourados e o Estado anseiam, que é a possibilidade de crescimento econômico dos municípios. Através de eventos como esse se propicia essa interação dos pequenos e grandes, um conhece o que o outro tem pra vender ou necessita comprar”.

No período da manhã as grandes indústrias apresentaram suas demandas e projetos e à tarde os gestores de micros e pequenas empresas tiveram a oportunidade de se reunir com representantes do setor de compras das grandes companhias, para ofertas seus produtos e serviços.

Fernando Borba, gerente da unidade da Coamo em Dourados saiu animado da Rodada de Negócios. A cooperativa paranaense está ampliando a atuação na região, com a instalação, a partir de 2017, de uma industria de esmagamento e produção de óleo de soja. “Ficamos muito contentes de termos sido convidados, estamos ha 11 anos trabalhando em Dourados e temos um grande investimento anunciado, cujas obras iniciam em 2017. O Propeq Adensa vai nos linkar diretamente com os fornecedores, pessoas e empresas importantes que vão nos trazer produtos e serviços para atender as nossas necessidades. É uma facilidade de afinar e atrair novos parceiros”, afirmou Fernando.

O representante do setor de Gestão de Pessoas da JBF S.A, Marcos Roberto de Almeida, responsável pela contratação de prestadores de serviço e fornecedores da unidade em Dourados, disse que a Rodada de Negócios do Propeq Adensa vai possibilitar contratar mais fornecedores e prestadores de serviço locais. “Temos dificuldade em encontrar prestadores de serviço, fornecedores de produtos dentro do município e temos de recorrer para outros locais, as vezes de outros estados. Esse evento é uma grande oportunidade que nós temos de conhecer novos fornecedores para nossa unidade”, afirmou.

O Propeq Adensa é uma ação realizada no âmbito do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) e foi lançado em julho deste ano em Campo Grande pelo Governo do Estado, por meio de convênio com o Sebrae/MS. A Rodada de Negócios de Dourados foi a segunda deste ano, a primeira foi realizada em Três Lagoas.

A proposta é fazer a aproximação entre empresas-âncora (empreendimentos estratégicos e de grande impacto econômico e social) e micros e pequenas do Estado com potencial para fornecer produtos ou serviços especializados, proporcionando um ambiente de oportunidades favorável para dinamização da economia local.

Foto: Afrânio Pissini/Sebrae

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-