22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Museu da Imagem e do Som lança o programa VisitaMIS para levar a população ao museu

- Publicidade -

O Museu da Imagem e do Som (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), dá início neste mês de junho ao programa VisitaMIS, com o intuito de incentivar a comunidade a visitar o museu, oferecendo intensa programação, gratuita, distribuída em projetos voltados a públicos específicos.

São mostras de cinema e vídeo, exposições audiovisuais, palestras, oficinas, debates e visitações mediadas, dentre outras ações, que visam o fomento à construção do conhecimento e o fortalecimento da identidade cultural sul-mato-grossense.

O programa VisitaMIS começa com o projeto de Visitações Mediadas, que de segunda a sexta, às 14 horas, vai atender a comunidade escolar e o público em geral com a exibição da exposição audiovisual “Os Pioneiros: A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul”, mediada pelos gestores de atividades educativas do museu, em consonância com ações educativas. As visitações devem ser agendadas pelo telefone 67 3316 9178 ou pelo e-mail [email protected] .

O gestor de atividades educativas Alexandre Prado Sogabe explica que o projeto é voltado a alunos do ensino fundamental e médio, assim como segmentos interessados, como associações, clubes de terceira idade, entre outros: “Durante a visita, vamos estimular o público a refletir sobre o que estão assistindo, promovendo uma ação educativa com base na provocação, sem entregar respostas prontas, mas auxiliando na construção do saber do visitante. Trata-se de uma postura mais adequada à interatividade, que é crescente na atualidade, com maior participação das pessoas. Há ainda um momento de refletir sobre a visita ao espaço expositivo e uma atividade de produção que vem a materializar os conceitos discutidos durante a visitação.”

No dia 10 de junho, sexta-feira, o MIS realiza, em parceria com a ONG Casa de Ensaio, o projeto Cinema no Museu, com exibições gratuitas de filmes e vídeos seguidos de debates entre os espectadores, pesquisadores e agentes culturais, estimulando a prática do debate e da reflexão, transformando a atividade de lazer em oportunidade de aprendizagem e formação de repertório crítico.

Já do dia 13 até 17 de junho, acontece o CineMIS, que consiste em mostras de cinema e vídeo internacionais, nacionais e regionais, de forma a incentivar a reflexão e a crítica sobre o audiovisual e contemporaneidade. Na ocasião será realizada a Mostra Pantanal, com exibição de vídeos produzidos em Mato Grosso do Sul que têm aspectos culturais e socioambientais da planície pantaneira como tema.

No dia 22, às 14 horas, o projeto “Os Sons do Museu” promove uma palestra seguida de debate com o pesquisador Carlos Luz, autor do projeto “Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul”.

De 27 a 30 de junho acontece o projeto “Amplificadores de Cultura”, que oferece ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, através de cursos, palestras e oficinas. Neste mês será oferecida uma oficina de introdução ao audiovisual por meio de animação stopmotion.

Novo MIS

Criado há mais de dez anos, o MIS de MS, unidade vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, teve seu espaço físico reestruturado recentemente para atender a comunidade, através do projeto de Adequação das Áreas de Salvaguarda do Acervo e Implantação da Sala de Projeção, realizado com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e contrapartida do governo estadual.

Segundo o coordenador do MIS de MS, Rodolfo Ikeda, essa nova programação visa fortalecer a identidade cultural sul-mato-grossense através das possibilidades oferecidas pelo audiovisual, combinadas com atividades educativas.

O MIS de MS localiza-se no Memorial da Cultura e Cidadania, à Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, em Campo Grande. Informações e agendamentos pelo fone 67 3316 9178 e pelo email [email protected] .

Fonte: Notícias MS

Museu da Imagem e do Som lança o programa VisitaMIS para levar a população ao museu

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-