24.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Acadêmico da Uems de Amambai lança livro

- Publicidade -

27/06/2015 08h58 – Atualizado em 27/06/2015 08h58

Estudante de Ciências Sociais da UEMS lança livro em Amambai

O lançamento do livro “A crise da ideologia capitalista: Marx e a construção do planejamento ecológico”, aconteceu na noite de sexta-feira (26),no auditório da secretaria municipal de Educação (Semed)

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – O acadêmico Douglas Menezes, do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) unidade de Amambai, lançou na sexta-feira (26) o livro “A crise da ideologia capitalista: Marx e a construção do planejamento ecológico”, no auditório da secretaria municipal de Educação (Semed).

De acordo com o autor, o título ironiza o sistema, trata da integração entre a teoria marxiana e a destrutividade socioambiental. “O principal foco da pesquisa é apontar os problemas ambientais presentes em todas as sociedades existentes, com a proposta de rompimento da ideologia capitalista que falsifica a realidade material e retira toda a participação dos sujeitos na sociedade, tornando-lhes desprovidos de criar novos mecanismos de reversão”, explica.

Para Douglas, o intuito do livro é trazer Marx para um debate local. “Quero questionar, que futuro estamos preparando? Como podemos enfrentar os problemas? A mídia desvia o assunto do sofrimento que o meio ambiente vem sofrendo, então tento mostrar alternativas para cuidarmos dele, dentro de nossas possibilidades, propondo um planejamento com estratégias”, acrescenta.

Ele conta que a edição livro é uma realização própria, um sonho de criança que está se concretizando. “Sempre pensei ser uma utopia, mas pude estudar e escrever, tentando trazer uma proposta de mudança para a sociedade”, diz .

O evento foi prestigiado por estudantes, familiares e amigos, e contou com a presença do vereador Anilson Prego; da secretária de Educação, professora Vera Lorensetti; da gestora da Coordenadoria da Mulher, Zélia Borges e do coordenador do curso de Ciências Sociais da Uems, professor Fabricio Antônio Defacci. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de assistirem apresentação musical do estudante Juliano Lopes e contemplarem uma exposição de artes.

Douglas Menezes nasceu em 13 de junho de 1995, natural de Cuiabá (MT) e atualmente residente em Amambai. Pesquisador da Uems e estudioso da obra de Karl Marx, com pesquisas voltadas para o campo das Ciências Sociais. Douglas é autor de resenhas e artigos, publicados em revistas especializadas.

Douglas Menezes, autor do livro / Foto: Moreira produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-