33.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Após 7 anos de fundação, Museu de Amambai ainda é desconhecido por munícipes

- Publicidade -

28/05/2015 09h51 – Atualizado em 28/05/2015 09h51

Museu de Amambai ainda é desconhecido por munícipes

Fonte: Matéria

Amambai (MS) – Após completar sete anos de existência em Amambai e sempre crescendo na história e luta para manter vivas as lembranças do município através de objetos, fotos e livros, o Museu José Alves Cavalheiro ainda é um empreendimento cultural desconhecido para muito amambaienses.

É o que conta Almiro Pinto Sobrinho (79), que deu início ao projeto junto a amigos quando decidiu escrever o livro sobre Amambai “Memória e Histórias de Nossa Gente”. Segundo ele, tudo começou quando foi ganhando objetos a partir de sua pesquisa. Ao reunir cerca de 120 peças, teve a ideia de montar um local para que todos pudessem conhecer um pouco mais da história da cidade.

Com o tempo, alguns munícipes foram se familiarizando com a ideia e doando seus próprios itens antigos que passaram de geração em geração ao Museu. Hoje já são mais de 500 peças.

No ano de 2015, até este mês de maio, apenas seis pessoas visitaram o local. De acordo com Almiro, o motivo da pouca demanda é a falta de conhecimento sobre a existência do Museu. “Durante o ano, quem aumenta as visitas são os alunos das escolas, que realizam projetos e agendam dias para que crianças e jovens conheçam o museu, mas até agora, nenhuma escola veio nos visitar”, conta ele.

Entre os interesses de Almiro está uma maior divulgação que está sendo preparada por ele a partir do momento em que houver sua reinauguração. “Estou reorganizando todo o local para que o espaço seja aumentado, após tudo estar pronto estarei reinaugurando e realizando uma maior publicidade sobre o local”, afirma.

Para a reinauguração, Almiro, que mantém sozinho o empreendimento, sem contar com o apoio de nenhum órgão, está separando os objetos doados por segmentos.

“Contávamos com uma biblioteca com mais de 1.300 livros antigos que foi doada para a biblioteca da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; agora tenho um espaço maior para que os objetos sejam organizados e fiquem mais visíveis”, diz Almiro.

Quando questionado sobre a peça mais valiosa para ele dentro do Museu, Almiro responde que não sabe dizer e que todas têm um valor especial para a história de Amambai.

O museu José Alves Cavalheiro é cadastrado no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), porém não conta com apoio governamental. O atendimento é realizado por Almiro todos os dias no período da tarde.

O Museu está localizado à rua General Câmara, n.º 527, no centro de Amambai. Mais informações e agendamentos de visita podem ser obtidos pelo número (67) 8408-1476.

O Museu está localizado à rua General Câmara, n.º 527, no centro de Amambai.

Almiro Pinto Sobrinho, diretor do Museu. / Foto: Moreira Produções

Dentro da reorganização, objetos estão sendo separados por segmentos / Foto: Moreira Produções

Após doação dos livros à UEMS de Amambai, espaço ficou maior / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-