27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil e União Europeia firmam acordos e parcerias culturais

- Publicidade -

27/04/2015 16h39 – Atualizado em 27/04/2015 16h39

Fonte: Ministério da Cultura

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, renovou a parceria, no âmbito cultural, dos Diálogos Setoriais, programa de cooperação entre a União Europeia (UE) e países emergentes, que visa o intercâmbio de experiências em áreas de interesse mútuo. Juca Ferreira se reuniu em Brasília (DF), na última sexta-feira (24), com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias.

Entre os temas discutidos estão a economia da cultura; digitalização de acervos; regulação da internet; preservação do patrimônio cultural, audiovisual e educação. “Temos o maior interesse em renovar e fortalecer a relação com a União Europeia”, afirmou Juca Ferreira.

A embaixadora explicou que a crise econômica acelerou o processo de integração entre as diversas culturas. “No mundo globalizado, é difícil andar sozinho. Estar junto é melhor”, afirmou.

Ana Paula Zacarias lembrou ainda que a Europa tem uma parceria estratégica com o Brasil desde 2007, que se desdobra em uma reunião de cúpula anual e no desenvolvimento de 32 diálogos estratégicos em áreas em diversas áreas. “O diálogo com a cultura foi lançado em 2009 e está vivo”, disse.

Juca salientou ainda que a cultura é uma das dimensões do desenvolvimento sustentável e um importante pilar econômico diante da atual crise. Para o ministro, esse setor, que representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB), vai diversificar a economia brasileira de alto valor agregado e diminuir a dependência do Brasil das exportações de commodities agrícolas e minerais.

Nesse sentido, discutiu-se trazer intelectuais europeus ao Brasil para intensificar o conhecimento no País das experiências bem sucedidas no velho continente.

Patrimônio

Em relação à preservação do patrimônio, também poderá haver parcerias e troca de conhecimentos, sobretudo em relação ao uso de espaços preservados. “Temos o PAC Cidades Históricas, programa crescente de muito investimento em recuperação de patrimônio histórico, mas falta planejar a devolução desses espaços para a vida contemporânea”, comentou o ministro.

Programa visa o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-