22.7 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Escola Felipe de Brum é destaque na educação em Amambai

- Publicidade -

02/09/2015 17h54 – Atualizado em 02/09/2015 17h54

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- A escola estadual Coronel Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, vem se destacando no cenário educacional do município. No mês de agosto, três conquistas confirmam esta avaliação.

Dentre as escolas estaduais e municipais da cidade, a escola Felipe de Brum ocupou o segundo lugar nos índices do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foi vice-campeã na categoria juvenil da etapa Capey do 6º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran) e conquistou a 1ª, 2ª e 3ª colocações na categoria ensino médio do concurso literário em comemoração aos 117 anos do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado Solon Ribeiro (17º RC Mec).

Enem

Entre as unidades de ensino da rede pública de Amambai, a escola Cel. Felipe, de Brum ocupa o segundo lugar em desempenho dos alunos no Enem. Nas áreas de Linguagem e de Redação, a escola mantém o segundo lugar entre as escolas das redes pública e particular.

Segundo o diretor da instituição de ensino, Paulo Claidimar Fernandes, o bom desempenho da escola reflete o comprometimento do corpo docente. “Esses números representam o empenho, o compromisso dos nossos professores com a aprendizagem do aluno”, disse ele.

Concurso Literário

O 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) realizou durante o mês de julho, um concurso literário em alusão ao 117º aniversário do regimento, que tinha como tema “A importância do 17º RC Mec em Amambai”.

O concurso, que foi dividido nas categorias Ensino Fundamental e Médio, teve a participação de escolas das redes pública e privada de Amambai.

A escola Felipe de Brum obteve melhor desempenho, conquistando as três colocações da categoria Ensino Médio, com as redações dos alunos Paulo Henrique Rodrigues Ribeiro, Naiara Lopes Pacheco e Jéssica Maria Machado da Silva.

De acordo com Paulo Fernandes, o bom resultado se deu graças ao forte empenho da professora de Língua Portuguesa, Ilda Siqueira, que dispensa uma parte de suas aulas para a leitura de clássicos literários para a realização de seminários, fichamentos e sínteses.

Fetran

O Fetran, etapa Capey, aconteceu em Amambai entre os dias 20 e 23 de agosto, e reuniu peças de teatro das cidades de Amambai, Caarapó, Nova Alvorada do Sul, Sete Quedas, Paranhos, Aral Moreira e Coxim.

A Escola Estadual Felipe de Brum foi vice-campeã na categoria juvenil concorrendo com a peça Últimas Palavras, escrita pela aluna do ensino médio, Lidiane Martinez, que já havia participado do festival na edição passada.

A apresentação dos alunos foi coordenada pela professora de Arte, Vanessa Borges.

Segundo Lidiane, autora e atriz da peça, a ideia da peça foi conscientizar o público de que na vida nem sempre é dada uma segunda chance. “Eu tentei mostrar que na vida real nem sempre tem uma segunda chance e que muitas pessoas não mudam, apesar das chances que são dadas”, declara a estudante.

A equipe que participou do festival era formada por sete alunos: Joani de Souza Rocha, Luiz Henrique Rauzer, Mayara Marisa Tesche, Wellinton de Melo, Rafael Lucas Antunes e Alessandro Caetano.

A escola também se destacou quanto aos atores, Luiz Hauzer e Joani de Souza Rocha, ambos do ensino médio, que ganharam respectivamente os títulos de melhor ator e melhor atriz coadjuvante.

Luiz, que interpretou a Imprudência, conta que com sua participação no festival conseguiu mais experiência. “Foi muito bom participar, consegui mais experiência para participar dos próximos”, pontua o estudante.

O diretor Paulo lembra que houve muito empenho por parte dos alunos para a participação no festival. “Eles ensaiavam muito na escola, mas quando estava perto da apresentação eles passaram a ensaiar também em casa”, finaliza o diretor.

Atualmente, a escola tem cerca de 950 alunos que frequentam os períodos matutino, vespertino e noturno nas modalidades de ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. Cerca de 50 professores lecionam na unidade escolar.

Histórico da escola

A história da Escola Estadual Cel. Felipe de Brum teve seu início em 1945 onde até 1950 era denominada “Escolas Reunidas de Amambai”. Após a posse do Prefeito municipal de Amambai Cel. Valêncio de Brum, empossado em 18 de junho de 1949, direcionou sua administração ao processo de formação educacional amambaiense, conforme certifica a Lei Municipal nº 21 de 26 de dezembro de 1949. O então prefeito fez a doação definitiva do quarteirão nº 87 destinado para construção de Grupo Escolar, espaço onde a escola está situada atualmente.

Instalada a escola através do Decreto Governamental 864 de 22 de janeiro de 1950, mediante ato pronunciado pelo Sr. Diógenes Cabral, Inspetor Regional de Ensino do Estado de Mato Grosso, passando a ser denominado Grupo Escolar Cel. Felipe de Brum, teve como primeiro Diretor, o professor João de Paula Bueno.

A Escola constava inicialmente com cinco salas de aulas, três saletas, uma sala para direção, um almoxarifado, uma biblioteca, uma secretaria, dois banheiros para discentes, um banheiro para docentes, uma cozinha, um saguão e duas áreas de circulação.

O grupo escolar Cel. Felipe de Brum até 1975 oferecia o ensino do 1º nível e 4º nível, recebendo a partir de 1976 a denominação de Escola Estadual de 1º grau “Cel. Felipe de Brum”, mediante a implantação também 5º ao 8º nível.

A partir de 1980, a Escola Estadual Cel. Felipe passa a oferecer o ensino de 2º Grau, passando a ser denominada E. E. P. S. G. – Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Cel. Felipe de Brum.

Atualmente, a Escola Estadual Coronel Felipe de Brum possui os seguintes níveis de educação: Ensino Fundamental (1° ao 9ª ano), Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível Fundamental e Médio, e a partir de 2009 iniciou o funcionamento do Ensino Médio Profissionalizante – Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, regulado por sua legislação vigente, e de acordo com Resolução/SED n. 2.209, de 16 de dezembro de 2008, Diário Oficial de 17 de dezembro de 2008, página 3, credencia, aprova e autoriza o funcionamento do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – eixo tecnológico: informação e comunicação – educação profissional técnica de nível médio, atualmente com a Resolução/SED n° 2.405, de 8 de dezembro de 2010.

Escola Felipe de Brum é destaque na educação em Amambai

Professora Ilda Siqueira e os  alunos Paulo Henrique Rodrigues Ribeiro, Naiara Lopes Pacheco e Jéssica Maria Machado da Silva / Foto: Moreira Produções

O elenco da peça Últimas Palavras. / Foto: Divulgação

Lidiane Martinez, autora e atriz da peça Últimas Palavras / Foto: Moreira Produções

Luiz Rauzer, melhor ator da categoria juvenil do 6º Fetran / Foto: Moreira Produções

A escola estadual Coronel Felipe de Brum vem se destacando no cenário educacional do município de Amambai / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-