23.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul tem cinco novos cursos de pós-graduação

- Publicidade -

13/04/2015 16h17 – Atualizado em 13/04/2015 16h17

Fonte: Fundect

Campo Grande (MS) – As Instituições de Ensino Superior (IES) de Mato Grosso do Sul passam a contar com cinco novos cursos de pós-graduação, sendo um mestrado profissional, um doutorado, dois mestrados acadêmicos e um doutorado em rede (Dinter).

Os novos cursos profissionais e acadêmicos foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última sexta-feira (10).

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve aprovados o doutourado em Administração e o mestrado em Direito, o primeiro do Estado.

Já a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) passa a contar com um novo mestrado profissional, em Educação Científica e Matemática.

E o primeiro mestrado em Psicologia da região sul do Estado será oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Dinter

Também foi aprovado o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Engenharia de Produção que será conduzido nas dependências da UFMS, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com a Capes, tanto o Mestrado Interinstitucional (Minter) quanto o Dinter são turmas conduzidas por instituição promotora nacional em outra localidade do território brasileiro ou do exterior. As turmas estão vinculadas a programas de programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, estes programas são oportunidades de promover a qualificação de novos profissionais em diversas áreas em Mato Grosso do Sul. “Desta maneira são viabilizadas a formação e a capacitação de mestres e doutores, e consequentemente o fortalecimento dos programas de pós-graduação locais, que necessitam de conhecimento acadêmico para o desenvolvimento de novas pesquisas”.

A Fundect tem apoiado os programas de pós-graduação do Estado por meio de diversas chamadas públicas destinadas aos pesquisadores, grupos de pesquisa, além de uma específica para o Programa de Apoio aos Programas de Pós-graduação (PAPOS).

“Buscamos ainda apoiar as IES na criação de novos cursos, fomentando a produção acadêmica e científica, quesitos avaliados pela Capes. Outro papel da Fundect é a articulação para a criação de novas propostas de programas de pós-graduação em áreas estratégicas”, acrescenta Turine.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-