24.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Representantes da UEMS visitam universidade do Chile

- Publicidade -

06/12/2014 08h39 – Atualizado em 06/12/2014 08h39

Fonte: UEMS

Campo Grande (MS) – Acompanhados pelo vereador de Iquique, Mauricio Soria Macchiavello, os representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de MS (Setlog MS) visitaram a Universidade Arturo Prat (Unap), localizada no Chile. O professor doutor Leandro Ivan Valenzuela recepcionou-os na instituição de ensino.

Em uma reunião realizada em Campo Grande, no mês de novembro, a UEMS e a Unap assinaram um convênio entre as Universidades. O objetivo é promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes, além de implementar projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão.

O professor Leandro Ivan diz que a instituição do Chile foi agraciada com o intercâmbio com Mato Grosso do Sul. “A Unap já recebeu alguns alunos do Brasil em mobilidade estudantil. Estamos muito entusiasmados em fazer essa permuta entre as universidades. Precisamos irradiar educação e cultura, e essa parceira pode proporcionar isso”, explica.

A visita foi feita para conhecer as dependências da Universidade Arturo Prat. O reitor da UEMS, Fábio Edir, considera de extrema importância essa interação entre as instituições. “O interesse é promover a cooperação científica, tecnológica e cultural, nas áreas de suas especializações que visem a vantagens comuns”.

Para o ano de 2015, a Unap e a administração municipal de Iquique estão preparando a recepção da Rota Integração Latino-Americana. O projeto Rila prevê a construção de um corredor rodoviário para facilitar o escoamento da produção do setor agrícola e viabilizar o aumento das exportações, não apenas de grãos, mas de diferentes produtos brasileiros.

O professor da Universidade do Chile, Leandro Ivan, comenta que esta parceira entre a UEMS e o Setlog MS. “Além da exportação e importação, precisamos estimular o comércio e o turismo entre os países da América do Sul. Essa união de empresários e universidade pode alavancar esse mercado”, finaliza.

Representantes da UEMS visitam universidade do Chile

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-