23.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

UEMS comemora 20 anos; unidade de Amambai realiza programação

- Publicidade -

14/08/2014 15h24 – Atualizado em 14/08/2014 15h24

UEMS comemora 20 anos de criação; unidade de Amambai realiza programação

Evento alusivo aos 20 anos da UEMS será a abertura da VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais.

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) –A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), faculdade que viabiliza cursos de formação por todo o Estado, comemorou no dia 8 de agosto de 2014 seus 20 anos de criação em um evento realizado na cidade de Campo Grande. Na Assembleia Legislativa, foram prestadas homenagens de honra ao mérito a personalidades que fizeram parte de sua criação.

Os polos da instituição, entre eles o de Amambai, puderam escolher a data mais viável para a comemoração da data. Em Amambai, a escolhida foi o dia 8 de setembro. Além da solenidade, a programação contará com a abertura da 7ª edição da Semana Acadêmica de Ciências Sociais.

O evento terá a participação do reitor Fábio Edir dos Santos Costa, de autoridades do município e dos coordenadores dos cursos de Ciências Sociais, Fabrício Antônio Deffacci, de História, Jocimar Lomba Albanez, e da pós-graduação, Célia Maria Foster Silvestre. Durante a programação, acontecerá também um show cultural.

A semana será cheia de mesas redondas, palestras e oficinas para todos os públicos.

Passado

A UEMS foi criada pela Constituição Estadual de 1979, ratificada pela Constituição de 1989 e instituída pela Lei 1461, de 20 de dezembro de 1993, com sede e foro na cidade de Dourados.

A comissão designada em 1993 para executar os trabalhos de implantação da UEMS, cumprindo o dispositivo constitucional, teve como compromisso elaborar uma proposta de universidade voltada para as necessidades regionais, visando em seus pressupostos contribuir por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado do Mato Grosso do Sul.

A unidade de Amambai tem como gerente desde 1995 Viviane Scalon Fachin. Segundo ela, a universidade trouxe para o município uma melhoria no IDEB (Índice Desenvolvimento da Educação Básica), foco da universidade desde sua criação. .

Viviane conta que no início os cursos oferecidos eram executados em forma de rotatividade, o que permaneceu até o ano de 2002, quando os responsáveis pela faculdade decidiram acompanhar o desenvolvimento da educação. “No primeiro ano, em 1994, a universidade funcionou na escola Antônio Pinto eem 1995, junto à escola Dom Aquino viemos para este prédio que pertence a UEMS”, acrescenta a gerente.

Ela fala ainda sobre os avanços alcançados pela universidade. No início, havia apenas duas máquinas de escrever e um mimeógrafo, além de alguns livros que eram deixados pelo chão. “A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul não aceitava que a UEMS existisse, o que dificultou, mas hoje avançamos muito, tanto no desempenho, quanto na formação de alunos; pensando nesse passado, nos encontramos hoje no paraíso”, diz a professora.

A gerente explica que apesar de algumas necessidades da universidade, como biblioteca e internet melhores, o lugar mudou muito e para melhor.

Formação

Diversos cursos já foram viabilizados pela universidade e muitos alunos já saíram com seu diploma do local. Entre os cursos oferecidos, tem o de Letras com habilitação em Português, Espanhol e Literatura, que formou 96 profissionais; o curso de Normal Superior e Superior Indígena, que formou 128; Ciências com habilitação em Matemática, que formou 99 profissionais; o curso de História, que formou 154, e o de Ciências Sociais, que formou 45 profissionais.

“A maioria dos nossos professores passaram em primeiro lugar em diversos concursos, deram continuidade nos estudos, quem quis ser professor, se deu bem”, afirma Viviane.

A faculdade conta hoje com um total de 30 professores, dois cursos de graduação, História e Ciências Sociais, e uma pós-graduação de “Instituições Políticas e Processos Socioeconômicos”.

Perspectivas

A partir do próximo ano, a escola Dom Aquino passará a usufruir de seu próprio prédio, o que liberta mais espaço para a universidade. Quando questionada sobre qual são os planos, Viviane avalia que com ida do Dom Aquino para seu prédio próprio haverá melhoria no espaço físico da UEMS em Amambai e, com isso, mais projetos sociais serão realizados, entre outras atividades que os alunos poderão fazer durante o dia.

Para ela, abrir novos cursos é algo de grande interesse, porém tudo depende da aprovação dos conselhos.

Sobre a UEMS

Ao longo de sua história, a UEMS obteve destaque na atuação em ensino, pesquisa e extensão, e consolidou seu espaço entre as melhores universidades públicas. A universidade é responsável por 11 mil acadêmicos formados, sendo que 82% de seus egressos são estudantes provenientes de escolas públicas e 70% de seus graduandos residem no Estado, possuindo domicílio eleitoral em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, a Instituição está presente em 15 cidades do Estado, com suas respectivas unidades universitárias. Em outros 10 municípios, a UEMS mantém polos de ensino à distância, por meio de convênio com as prefeituras locais. A Universidade oferta 54 cursos de graduação presenciais, 11 mestrados, 12 cursos de pós-graduação lato sensu e 1 doutorado institucional.

UEMS de Amambai  divide  o prédio com  a escola Dom Aquino Corrêa; em 2015, esta situação mudará. / Foto: Moreira Produções

Viviane, Jocenir e Fabrício / Foto: Moreira Produções

Primeira turma de formando da UEMS; em 1998.

Desfile da UEMS durante o dia 7 de setembro.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-