32.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Como a literatura infantil ajuda a respeitar as diferenças

- Publicidade -

24/09/2017 08h00

Fonte: Assessoria

São Paulo, setembro de 2017 – Motivos para introduzir o hábito da leitura na rotina das crianças desde cedo não faltam, afinal, ler aumenta o vínculo entre pais e filhos. No entanto, para além dos benefícios que a leitura propõe às famílias, questões sociais, como respeitar as diferenças, também têm sua importância na literatura infantil.

Respeitar as diferenças é uma atitude necessária e importante para o convívio em sociedade, e a literatura pode ser uma ótima ferramenta para a educação e aprendizado sobre esse novo universo. Com os livros, os pequenos têm a possibilidade de aumentar seu repertório cultural, tornando-os ainda mais espertos e curiosos.

“Por este motivo, os livros infantis também são ótimos instrumentos para apresentar as diferenças existentes no mundo. Além disso, esse é o momento de valorizar e enaltecer as diferenças, mostrando que todas elas tornam todos nós únicos”, explica Cynthia Spaggiari, coordenadora da equipe de curadoria da Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil.

Para ajudar os pais a falarem sobre essas questões com seus filhos, a Leiturinha divulga agora a lista com melhores livros para enviar o respeito às diferenças. Confira!

O espelho das diferenças

Editora: Edelbra

Autores: Fábio Gai Pereira

Ilustrações: Martina Schreiner

Vocês irão conhecer a história de João, um garotinho muito perguntador que nunca tinha dúvida de nada, sempre procurando respostas para as dúvidas que surgiam em seu dia a dia. Seus questionamentos eram muito interessantes e faziam ele refletir sobre coisas que não tinha ideia que existiam ou poderiam acontecer. Com a história de João, seu pequeno irá perceber que sempre há um jeito de resolver seus problemas, mas que é preciso calma e reflexão. O livro Espelho das diferenças irá mostrar que devemos questionar nossas dúvidas e refletir, buscando uma solução para os problemas.

Drufs

Editora: Moderna

Autores: Eva Furnari

Ilustrações: Eva Furnari

Nesta história, personagens singulares fazem parte de famílias de todos os tipos, em um agradável olhar sobre a diversidade das pessoas e das formações familiares. Os fictícios personagens Drufs – que se parecem com humanos só que menores – contam como são suas famílias em uma tarefa da escola. Ao ler este livro, vai ser fácil se divertir, se identificar e se emocionar.

O cabelo de Cora

Editora: Pallas

Autores: Ana Zarco Câmara

Ilustrações: Taline Schubach

Cora é uma menina muito inteligente, ótima amiga e tem o cabelo enrolado. Na escola, sugerem que ande com os fios presos para não ficarem desarrumados. Mas com a ajuda de sua tia, ela encontra beleza na individualidade da sua história e do seu cabelo. Um texto poético que apresenta docemente uma maneira de lidar com características diferentes.

Selvagem

Editora: Pequena Zahar

Autores: Emily Hughes

Ilustrações: Emily Hughes

Repare bem nos olhos enormes desta garotinha: será que eles já viram algo além dos limites da floresta? Será que eles são capazes de enxergar beleza naquilo que os homens enxergam? No seu livro de estreia, a autora e ilustradora narra a história de (in)adequação de uma garotinha que vivia na floresta e entendia tudo sobre a natureza. Até que certo dia, surgem alguns animais bem esquisitos que achavam que tudo que ela fazia estava errado. A incrível beleza estética deste livro é tão relevante quanto o tema abordado.

Iguais

Autor: Ivo Minkovicius

A vida na terra é maravilhosa, principalmente porque ela é tão diversa e tão cheia de diferenças que cada segundo é uma surpresa. No mundo humano também é assim: até mesmo o que parece exatamente igual, olhando bem, tem sua individualidade.

Sobre a Leiturinha

Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 70 mil famílias, distribuídas em mais de 4.000 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital – com mais de 1000 livros e vídeos. Para mais informações, acesse: www.leiturinha.com.br

Como a literatura infantil ajuda a respeitar as diferenças

Como a literatura infantil ajuda a respeitar as diferenças

Como a literatura infantil ajuda a respeitar as diferenças

Como a literatura infantil ajuda a respeitar as diferenças

Como a literatura infantil ajuda a respeitar as diferenças

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-