32.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Professores da UEMS de Amambai participam de obra sobre desenvolvimento regional

- Publicidade -

02/12/2016 23h10

Fonte: Nivalcir Almeida

Os professores Fabricio Defacci, Viviane Scalon Faccin e Celia Foster, da unidade universitária da UEMS de Amambai, prestigiaram o lançamento do livro “Mato Grosso do Sul – Temáticas transversais para o desenvolvimento”, ocorrido esta semana em Ponta Porã.

A obra, produzida pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos – PGDRS, oferecido pela UEMS de Ponta Porã, contém artigos de professores e alunos do curso de mestrado em desenvolvimento regional, além de convidados especiais.

Fabricio é um dos organizadores do livro. Já as professoras Viviane e Celia publicaram um artigo a respeito da contribuição da UEMS para a inclusão dos povos indígenas no ensino superior, bem como, no desenvolvimento de ações que respeitam as diversas culturas existentes na região.

Durante o lançamento do livro, realizado no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã na noite de 30 de novembro, Fabricio Defacci disse que a obra reúne diferentes opiniões, perspectivas e temáticas, contribuindo significativamente para apontar caminhos para o desenvolvimento da região de fronteira e também de todo o Mato Grosso do Sul. Ele agradeceu à participação dos alunos e colegas do mestrado para a produção da obra.

Durante o lançamento do livro, o vice-reitor da UEMS, professor Laercio de Carvalho, classificou a solenidade realizada no centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, como um “belo momento em que a UEMS contribui mais uma vez para apontar os caminhos que promovem desenvolvimento” A obra que será distribuída para as bibliotecas de diversas instituições de ensino no estado, principalmente entre as 17 unidades da UEMS, segundo ele, se constitui numa fonte importante a ser colocada na pauta das grandes discussões sobre o desenvolvimento em Mato Grosso do Sul.

A obra foi elaborada por alunos e professores do PPGDRS/UEMS e abarca os resultados de pesquisas realizadas por mestrandos da Turma 2015, alunos especiais, egressos, convidados externos e professores do Programa. O livro tem como organizadores o prof. Dr. Fabricio Antonio Deffacci e os mestrandos Simone de Oliveira Rocha Cavalcante e Paulo Roberto da Silva.

As temáticas tratadas no livro, de acordo com os organizadores, abordam aspectos da agricultura familiar; associativismo e cooperativismo; políticas públicas e empreendedorismo; economia criativa; turismo e desenvolvimento; cultura e questões fronteiriças; direitos humanos e inclusão de povos indígenas; produção de erva-mate e competitividade setorial, todas as temáticas são abordadas com enfoque direcionado ao desenvolvimento do Estado de Mato do Grosso do Sul.

O professor Fabricio é um dos organizadores do livroFoto: Nivalcir Almeida

Professores da UEMS de Amambai participam de obra sobre desenvolvimento regional

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-