32.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dia Nacional do Café: “O café é mais que uma bebida, ele expressa cultura”

- Publicidade -

23/05/2017 14h14

Quem disse isso foi a gerente da Torrefação Café Amambai, que é a responsável por levar a bebida amambaiense a diversas cidades do Conesul

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Na vida de muitas pessoas ele está ali, sempre presente. De manhã para acordar, depois do almoço para tirar aquela sonolência e a noite para relaxar. Há quem o prefira expresso, adoçado, amargo, ao leite… a gosto de cada um. O que importa é que o café é uma das paixões dos brasileiros e por isso, tem uma data dedicada especialmente a ele, o Dia Nacional do Café, que é comemorado nesta quarta-feira (24).

A data surgiu em 2005 por sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias, e claro, pelos consumidores apaixonados pela bebida.

No Brasil

O café no Brasil é mais do que uma bebida servida no café da manhã, ele representa o estilo de vida do brasileiro, além de repercutir significativamente na balança comercial do país.

O país é o maior produtor e exportador mundial, e o segundo maior mercado consumidor. Segundo estudos da ABIC, 95% dos brasileiros acima dos 15 anos, consomem ao menos uma xícara de café por dia.

Em Amambai

Os amambaienses também são apaixonados por café e têm o privilégio de ter uma torrefação bem pertinho e ainda consumir um produto que leva o nome da cidade estampado na embalagem, a Torrefação Café Amambai, a responsável por torrar, moer e embalar uma das bebidas mais consumidas pela família amambaiense.

Torrando cerca de 20 mil quilos de café por mês, a torrefação é a responsável por levar o café Amambai para cidades como Paranhos, Tacuru, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Itaquiraí, Navirai, Juti, Caarapó, Dourados, Aral Moreira, Ponta Porã e Coronel Sapucaia. “O Café Amambai é muito forte em toda a região, inclusive, mesmo nós não tendo representante de vendas na Capital, temos clientes que nos ligam, fazem o pedido e encaminhamos via transportadora (…) o mesmo acontece com uma cliente que residiu em Amambai por um tempo e se mudou para o Rio Grande do Sul e mesmo assim continua consumindo nosso café”, disse a gerente da torrefação Café Amambai, Maristela Bolonhese.

Maristela gerencia a torrefação desde 2005, quando deixou de ser propriedade de Vilson Vieira passou a ser de propriedade de Paulo Favaro.

De acordo com ela, o Café Amambai está presente em cerca de 90% das casas amambaienses, isso porque, além qualidade da bebida, os amambaienses prezam por valorizar o que é produzido no município. “Nosso café é líder de vendas aqui no nosso município, porque além de ser de ótima qualidade, a população costuma valorizar o que é produzido aqui e isto é muito bacana”, disse a gerente.

O processo até a sua casa

O café processado pela Torrefação Café Amambai vem de Minas Gerais e também do Paraná já beneficiado em sacas de 60 quilos. Ele então é torrado, moído, embalado e por fim, distribuído.

De acordo com Maristela, há um rigoroso controle na qualidade do café produzido, para que todos saiam no mesmo padrão. ” Como recebemos café de dois lugares diferentes e usamos os dois juntos, é necessário que seja feito um acompanhamento diário, por isso, sempre que realizamos uma torra, nós preparamos um café para provarmos e vermos se a qualidade do nosso café”, explicou a gerente.

Ela ainda conta que o processo de torra é feito tentando poluir o menos possível, para isto, utiliza-se um torrador com uma chaminé anti-poluente a madeira utilizada no processo de queima é madeira de reflorestamento, para que o meio ambiente seja agredido o mínimo possível durante o processo.

O café também é cultura

Nos doze anos que gerencia a torrefação, Maristela percebeu que o café também expressa cultura. “Como nós trabalhamos não só com o Café Amambai, mas também com o Noroeste e Velho-Oeste, podemos perceber que cada região prefere um certo tipo de café (…) em Amambai a preferência é por um café mais encorpado, como o Amambai, já em cidades como Novo Mundo e Itaquiraí, sai bastante o Noroeste, que é um pouco mais leve (…) então percebemos que o café é mais que uma bebida, ele expressa traços culturais “, disse ela.

A Torrefação Café Amambai

A Torrefação Café Amambai é antiga no município, tem cerca de 50 anos, mas por conta de dívidas com a Receita Federal do primeiro dono, ficou fora de circulação por cerca de 15 anos, quando então foi adquirida pelo empresário Vilson Vieira, no ano de 1997.

Ele reergueu a torrefação e trabalhou até 2004, quando então a vendeu ao atual dono, Paulo Fávaro.

A empresa conta hoje com 6 seis funcionários na torrefação, duas promotoras de venda e três vendedores e fica localizada na Rodovia MS-156, sentido Caarapó.

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta quarta-feira (24) / Foto:Moreira Produções

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café / Foto: Moreira Produções

Café Amambai está presente em cerca de 90% das casas amambaienses / Foto: Moreira Produções

O café vem de Minas Gerais e Paraná em sacas de 60 quilos / Foto: Moreira Produções

Gerente da Torrefação Café Amambai, Maristela Bolonhese / Foto: Moreira Produções

Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-