22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

30 de Outubro – Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra

- Publicidade -

30/10/2014 08h11 – Atualizado em 30/10/2014 08h11

Fonte: JVA Online

30 de outubro, é comemorado o “Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra”, profissionais que cuidam da saúde da mulher e fazem com que elas tenham mais qualidade de vida.

O ginecologista é o especialista que trata de doenças do sistema reprodutor feminino (útero, vagina e ovários). O médico especializado na prática ginecológica tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres. Atualmente, quase todos os ginecologistas são também obstetras.

Já o obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). Alguns dos profissionais mais conhecidos, pelo menos no Brasil, atuam tanto nos partos normais como nos cirúrgicos (cesarianas). Também são os responsáveis pelo pré-natal das gestantes.

Geralmente, a primeira consulta ao ginecologista é marcada por vergonha. Segundo Nilo Nominato, presidente da Sogileste – Associação de Ginecologistas e Obstetras do Leste Mineiro, não há uma idade certa para a primeira consulta. Ela pode acontecer depois da primeira menstruação, mas deve ser antecipada se houver alguma queixa como dor na barriga ou corrimento.

“A vantagem de uma visita “precoce” ao médico é que a adolescente pode estabelecer um pacto de confiança com o profissional”, enfatiza Nominato.

Para o ginecologista e obstetra da Sogileste, Roberto Carlos Machado, a sua profissão cuida da saúde da mulher num todo. “A mulher quando nos procura, nos vê muito mais que um profissional que irá cuidar da sua saúde e do bebê.

A paciente nos tem como um amigo, uma pessoa na qual ela confia. Na relação médico-paciente, o ideal é que o profissional construa um ambiente no qual a paciente se sinta segura e à vontade, para conversar sobre tudo”, disse Machado.

Exames

O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina. Também são observados sinais de câncer nas mamas. Deste modo, podem ser detectadas infecções nos rins, bexiga, ou do sistema urinário, ou outras situações que podem afetar a saúde global da mulher. Uma completa inspeção ginecológica pode revelar as seguintes enfermidades:

  • Tumores e câncer de colo de útero;
  • Cistos ou tumores fibróides;
  • Câncer de mama;
  • Infecção Vaginal;
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • Doenças inflamatórias pélvicas;
  • Endometriose;
  • Cistite.

A visita regular a estes profissionais garante à mulher mais qualidade de vida.

30 de Outubro - Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-