33.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Exploração sexual infantil é debatida em Campo Grande

- Publicidade -

31/10/2014 14h01 – Atualizado em 31/10/2014 14h01

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – A prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de encontro realizado nesta sexta-feira (31) em Campo Grande. A ação, de iniciativa do Ministério do Turismo, com apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, mobiliza a sociedade no intuito de reforçar estratégias para enfrentar esse tipo de crime, considerado hediondo. Entre os principais canais de denúncia, destacam-se o Disque 100 e a multiplicação das informações levadas ao público por meio das palestras.

O Estado de Mato Grosso do Sul registrou 61 denúncias de exploração sexual infantil no período de janeiro a julho. Se considerados os últimos quatro anos, o número sobe para 416 ocorrências, segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Vale ressaltar, no entanto, que o número de ligações não corresponde necessariamente ao número de casos.

Evento

Durante o encontro, o público terá a oportunidade de conhecer a atuação conjunta dos programas Pronatec Turismo e Vira Vida, do Sesi. Por meio de cursos técnicos e da inclusão no mercado de trabalho, ambos têm por objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes que sofreram esse tipo violência. Além disso, o Ministério da Saúde apresentará dados com o fluxo de atendimento às vítimas.

O MTur tem mobilizado toda a rede de proteção a crianças e adolescentes que lidam com o setor do turismo, entre eles garçons, que podem ganham gorjeta para indicar as vítimas, além de representantes da rede hoteleira e de pousadas, onde os encontros costumam acontecer. Desde o início do ano, as palestras foram feitas em 17 capitais brasileiras. Mais de 2 mil pessoas já foram sensibilizadas.

De acordo com o coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, evitar o crime de violência sexual contra crianças e adolescentes é garantir que seus direitos sejam cumpridos, um dever que tem sido assumido pelo MTur.

Representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional do Sesi e do Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) também contribuirão com a realização do encontro.
Aplicativo

Além do Disque 100, a denúncia pode vir pelos celulares, por meio de um aplicativo com o nome Proteja Brasil, desenvolvido pela Unicef e o governo brasileiro. Disponível na Apple Store ou Google Play, a ferramenta auxilia os usuários a identificar e denunciar as violações de direitos de crianças e adolescentes.

Serviço

Data: 31/10/2014 (sexta-feira)

Horário: das 13 às 17 horas

13h00 – Abertura e composição da mesa

13h15 – Apresentação Pronatec Turismo Social – MTur

13h50 – Apresentação do Projeto Vira Vida – Sesi

14h20 – Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e apresentação do Manual do Multiplicador – Campanha Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes não é Turismo. É crime – Mtur

14h50 – Estratégias de enfretamento à violência no contexto do turismo – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

15h10 – Conhecendo a realidade da exploração sexual cometida contra crianças e adolescentes na BR-163: de Jaraguari a Sonora – Pesquisa Fortalecimento do Comcex/MS

15h30 – Debate sobre os temas apresentados

Local: Museu de Imagem e Som – MIS, avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

Exploração sexual infantil é debatida em Campo Grande

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-