24.1 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Lançamento do Maio Amarelo acontece em Amambai de forma criativa e educativa

- Publicidade -

12/05/2015 15h03 – Atualizado em 12/05/2015 15h03

A instalação de dois carros destruídos na praça central e a utilização de recursos artísticos chamaram a atenção da população para o movimento

Fonte: Assessoria

Amambai (MS) – Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de conscientização no trânsito e, consequentemente, diminuir o número de acidentes, Prefeitura de Amambai, através do Detrat (Departamento de Trânsito) e da Semed (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com o IEDL (Instituto Eduardo Dutra Lescano) e a Polícia Militar, além de entidades e empresas do município, deu início no sábado (9) ao Maio Amarelo.

Durante o lançamento, foi realizada por membros de autoescolas, empresas, unidades educacionais e entidades, uma blitz educativa na região do semáforo, em frente à praça Cel. Valêncio de Brum, região central do município.

A organização do evento também utilizou da arte para conscientizar quem passava pelo local. O Gata (Grupo Amador de Teatro de Amambai), formado por alunos da escola municipal Antônio Pinto da Silva, apresentou esquetes que reproduziam comportamentos rotineiros das pessoas no trânsito, usando da arte e do humor de forma a educar os motoristas amambaienses.

“O teatro é uma forma lúdica de alcançar aqueles que utilizam do trânsito. Através de uma encenação realizada em um local pouco convencional, nós entretemos e ao mesmo tempo passamos uma mensagem educativa aos pilotos e motoristas que passam pelo local”, ponderou Luiz Cláudio Ferreira, coordenador do Gata.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que foi instituído pela ONU e tem o intuito de promover ações durante todo o mês com base nas propostas da década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020).

Segundo dados oficiais, os acidentes de trânsito causam três mil mortes diárias nas ruas e estradas pelo mundo e, desse número, grande parte é de pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Se nada for feito, cerca de 2 milhões de pessoas, na maioria jovens, devem morrer no trânsito até o ano de 2020. “Estamos trabalhando para tirar Amambai dessas estatísticas. Tudo depende da consciência de cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre. Juntos, podemos ter um trânsito mais humanizado e seguro”, pontua o prefeito municipal, Sérgio Diozébio Barbosa.

Vale ressaltar que as ações serão desenvolvidas durante todo o mês de maio e serão realizadas blitz educativas em frente à escolas e pontos estratégicos, onde ocorre grande fluxo de veículos nos horários de pico, ou seja, no início do dia e final da tarde, além do horário de almoço.

Durante todo o mês, ações serão realizadas em pontos estratégicos do município. A intenção é chamar a atenção da população para a importância dessa conscientização, mostrando que o trânsito está presente e influencia em todos os aspectos da vida cotidiana.

Entidades, autoridades, integrantes da Polícia Militar participam do projeto, idealizado pela Prefeitura de Amambai e IEDL / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-