23.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Rede MS de Inovação traz Nova Andradina como referência em desenvolvimento

- Publicidade -

21/05/2015 07h51 – Atualizado em 21/05/2015 07h51

Com tema “Cidades Inovadoras”, evento abrange estratégias relacionadas ao desenvolvimento por meio da inovação

Fonte: Da Assessoria

O prefeito Roberto Hashioka foi um dos palestrantes da 14ª edição do encontro da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação. Com o tema “Cidades Inovadoras”, o evento tem como objetivo apresentar aos gestores públicos os mecanismos para a inovação que visam o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do Estado.

O encontro realizado nesta quarta (20) e quinta-feira (21) conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundect, Assomasul, Sebrae, UFMS, UEMS, IFMS, FMB, ANPROTEC, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Yunus Negócios Sociais, Rádio Uniderp FM e Rádio MS 104 FM.

A proposta é dividir, de maneira planejada e sistematizada, com os atores do ecossistema de inovação (Universidades, Governo e Empresas), a responsabilidade na criação de mecanismos que facilitem a geração de emprego e renda por meio de incubadoras, parques tecnológicos e cooperativas.

Habitat de Inovação

A palestra ministrada pelo chefe do Executivo de Nova Andradina abordou a “Construção de Habitat de Inovação no Interior do Estado de Mato Grosso do Sul”. A oficina foi realizada no primeiro dia do encontro, nesta quarta-feira, no auditório do Sebrae.

Na ocasião, o gestor apresentou potencialidades de Nova Andradina nas áreas econômica, social, de infraestrutura, ambiental e de gestão pública. “Não existe setor do mundo moderno que não esteja debaixo de uma onda de desenvolvimento tecnológico e de inovação”, ressaltou o prefeito.

Pioneirismo

Ao elencar o exemplo de Nova Andradina, Hashioka também frisou o papel da ciência, da tecnologia e da inovação para a promoção do desenvolvimento sustentável a partir de políticas públicas voltadas para o setor. Entre elas está a criação da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), que é pioneira no Estado.

“Procuramos planejar e implementar projetos de desenvolvimento nestas três esferas mediante a interação e em parceria com as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para criarmos condições e incentivos com o intuito de atrair profissionais e empreendimentos de base tecnológica”, salientou.

O gestor citou a ainda a criação de ambientes institucionais, físicos e humanos propícios à geração de desenvolvimento tecnológico e de inovações, a exemplo da já consolidada incubadora de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) Polo Nova Costura e do Parque de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina, atualmente em implantação.

Teoria e prática

O prefeito Roberto Hashioka também reiterou que as ações visam fomentar as atividades desenvolvidas pelas instituições públicas e privadas de ensino superior existentes no município, a exemplo da UFMS, UEMS, IFMS, Uniesp, Iesna, Anaec e Fatec.

Sobre a aplicação da iniciativa em prol da gestão pública, Hashioka pontuou a instalação de infraestrutura digital completa, sistema integrado de comunicações, design funcional, integração entre as secretarias e controle central ambiental de temperatura e de qualidade do ar na nova sede do Poder Executivo Municipal.

De acordo com o gestor, todas as ações estão previstas no Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação. O Probatec foi proposto pela Universidade de São Paulo (USP) com a finalidade de aproveitar o potencial de pesquisa e inovação instalado em Nova Andradina.

Empreendedorismo

“Nosso objetivo através do Probatec, que tem como entidade gestora a Finova, é desenvolver projetos de base tecnológica e de inovação que beneficiem as organizações e entidades que atuam nos setores econômico, social, da infraestrutura, ambiental e na gestão pública”, ratificou o prefeito.

O Probatec tem como base a efetivação de um Sistema Local de Inovação (SLI) como fonte permanente de desenvolvimento social e econômico, com o crescimento permanente da renda agregada e da renda per capita, integrando poder público, empresas, universidades e centros de pesquisa.

“Através dessa iniciativa buscamos promover o empreendedorismo, a inovação e os negócios de base tecnológica como forma de fomentar o desenvolvimento social e econômico, seguindo exemplos bem sucedidos ocorridos em Campinas, São José dos Campos, Campina Grande, Porto Alegre e Rio de Janeiro”, complementou Hashioka.

Rede MS de Inovação traz Nova Andradina como referência em desenvolvimento

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-