27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vítimas dos Crimes de Maio serão lembradas em data oficial em SP

- Publicidade -

31/07/2014 15h30 – Atualizado em 31/07/2014 15h30

Fonte: Agência Brasil

A Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violências no Estado de São Paulo será celebrada entre os dias 12 e 19 de maio de cada ano. A criação da data foi publicada no Diário Oficial do último 29 de julho, depois de ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A homenagem atende a um pedido do movimento Mães de Maio.

A celebração se dá em memória das vítimas dos chamados Crimes de Maio de 2006, em que mais de 500 pessoas foram assassinadas no interior, capital e na baixada santista. Segundo o movimento Mães de Maio, formado por familiares das vítimas desse período, a maioria dos homicídios foi causada por policiais militares.

Débora Maria, integrante do movimento, comemorou a aprovação da lei. Porém, ela considera que ainda há muito a se fazer para que os crimes sejam de fato solucionados.

“A gente continua na luta, exigindo agora, mais do que nunca, que esses crimes sejam esclarecidos. A memória e a verdade dos crimes [de maio] têm que vir à tona. Quem matou nossos filhos tem nome, sobrenome, residência fixa e local de trabalho”, diz.

A Alesp homenageou o Movimento das Mães de Maio em 2011, quando a entidade foi uma das cinco indicadas ao Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Em 2013, foi sancionada a Lei 14.981/2013, que oficializa a criação do Dia Mães de Maio no calendário oficial do Estado, a ser lembrado todo dia 12 de maio.

A lei que cria a Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violências no Estado de São Paulo foi encaminhada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDH).

Vítimas dos Crimes de Maio serão lembradas em data oficial em SP

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-