24.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Centro de monitoramento divulga relatório do Sistema Cantareira

- Publicidade -

26/01/2015 15h37 – Atualizado em 26/01/2015 15h37

Fonte: Portal Brasil

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) divulgou na última sexta-feira (23), o Relatório da Situação Atual e Previsão Hidrológica para o Sistema Cantareira.

O documento, disponível na página eletrônica da instituição, traz análises da situação atual e projeções das vazões afluentes a esse sistema – principal reservatório de água da Grande São Paulo –, e da evolução do seu armazenamento hídrico, para diversos cenários futuros de precipitações (na média climatológica e 25% e 50% abaixo e acima dela).

O modelo hidrológico usado para gerar as projeções de vazões foi calibrado e validado com dados da rede de monitoramento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da rede de pluviômetros automáticos do Cemaden, estes últimos instalados nas sub-bacias do Sistema Cantareira em maio de 2014, totalizando 33 pluviômetros desse tipo.

As informações da rede de monitoramento de chuvas também estão disponíveis no site do Cemaden, na aba “Acesse os Produtos” ou diretamente em Cemadem/mapainterativo.

No endereço estão disponibilizados – no mapa e por municípios monitorados – todos os dados coletados a partir dos pluviômetros automáticos, radares meteorológicos e estações hidrológicas, bem como de produtos de satélites.

Saiba mais

O Cemaden tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil.

O Centro não só auxilia as ações preventivas, mas possibilita identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo, com destaque para o planejamento urbano e a instalação de infraestruturas.

Atua ainda no aumento da consciência e consequente prontidão da população em risco, induzindo ações efetivas e antecipadas de prevenção e redução de danos.

Informações da rede de monitoramento de chuvas também estão disponíveis no site do Cemaden

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-