09/10/2012 08h16 - Atualizado em 09/10/2012 08h16

Horário de verão 2012/2013, quando começa e termina?

 

Fonte: Dicas Grátis na Net

 

Odiado por muitos e adorado por outros saiba maiores informações sobre o horário de verão 2012-2013 no Brasil, quando começa e quando termina. O consumo de energia no mundo todo é uma questão que aflige os governantes, pois as reservas naturais já não são como antigamente e o este consumo está aumentando a cada ano devido ao crescimento da indústria e também da população e para amenizar este problema muitos governos tomam providências para que o consumo seja um pouco menor.

No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do horário de verão que tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.

Ficou determinado que todo ano o horário de verão começaria no terceiro domingo de outubro e terminaria no terceiro domingo de fevereiro.

O próximo horário de verão começará no dia 21 de outubro de 2012, que corresponde ao terceiro domingo de mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.

Durante o horário de verão as lâmpadas são ligadas mais tarde e no horário de pico de consumo de energia que é no final da tarde e começo da noite, muitas pessoas ainda estão nas ruas, diminuindo significativamente o consumo. O Brasil tem conseguido uma economia significativa com o horário de verão, mas poderia ser melhor.

O que falta na verde é a conscientização por parte das pessoas que não se preocupam muito com a energia gasta, muito mais que reduzir a conta de luz no final do mês é uma questão de salvarmos o planeta que já começa a dar sinais de que a humanidade está abusando.

Luzes ligadas à toa, ar condicionado funcionando com a porta do local aberta e tantas outras situações onde vemos claramente o desperdício de energia. Programe-se desde agora, não espere o horário de verão para começar a economizar!

Reúna a família, peça a cooperação de todos! No local de trabalho seja um exemplo, cuide para não deixar luzes acessas, faça tudo que puder, nos mínimos detalhes, para economizar energia. O horário de verão é apenas mais uma forma de ajudar na economia de energia e não apenas a única forma.

É nossa obrigação durante todo o ano ter este cuidado e mais ainda no horário de verão, para que a humanidade possa usufruir deste planeta por muitas e muitas gerações.

Envie seu Comentário

(58 Comentários)

Os comentários feitos no Amambai Notícias são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Amambai Notícias não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restam caracteres. * Obrigatório
 

Muitos estão dizendo que o Horário de Verão,era Continuar ainda é quando Terminar o Horário de Verão?

 
Carlos Roberto F.Portes em 09 de fevereiro de 2014 - domingo às 23:39

Prefiro racionamento de energia,esse horario de verão p/ quem precisa levantar cedo é ridiculo,de mal gosto,não economiza nada em minha casa e dá uma canseira horrorosa.E na casa de vcs economizou alguma energia?????Como sempre estamos ajudando esses filhos....a ganhar dinheiro na nossas costas.

 
Rosana Moreira em 16 de janeiro de 2014 - quinta às 09:40

Começou o horário de verão!
Será por que começa na primavera!?
Dizem ser um horário bom!
Bom para quê?
Para quem?
Talvez para alguns aposentados?
Ou para os atletas acelerados?
Para as crianças, que alteram o relógio biológico, e
acordam cedo e mau humoradas?
Ou para os adultos que perdem o seu código,
e ficam acordados de madrugada?
Para a saúde psíquica dos trabalhadores que acordam
antes mes

 
José Tadeu Alves em 20 de outubro de 2013 - domingo às 01:19

eu gosto do horario deverao presipaumete atarde praquei e diarista ebou lavar roupa lipar a casa tadia aida

 
cristina saopedro sp em 14 de outubro de 2013 - segunda às 07:16

sou contra o horário de verão eu me sinto muito mal, e tem mais eu economizo a noite mais gasto mais de manhã porque tenho que levantar cedo e esta muito escuro Não sou a favor do horário de verão eu acho que não deve mexer no horário , isso mexe com o organismo da gente também ,o serviço não rende, sem contar que leva muito tempo para acostumar dai vem o horário de inverno e começa tudo de novo

 
maria lucia em 04 de setembro de 2013 - quarta às 09:13

Amoooooooooooooooooo horário de verão, por mudaria de uma vez por todas...é uma falsa sensação de estar ganhando tempo e economizando mas eu gosto...

 
Simone B. em 03 de setembro de 2013 - terça às 15:17

Observem como os bares estao cheios de pessoas tomando cerveja. A frequencia aumenta e muito. Sera que alguma cervejaria nao da as cartas? Que faturamento maravilhoso.........

 
Osvaldo Marioli em 21 de julho de 2013 - domingo às 19:08

nossa que chatice@@@@@@@@@@@@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

 
claudeti em 19 de fevereiro de 2013 - terça às 08:56

Exatamente, e você acha que estou falando do quê?
Vida extraterrestre?
Novelas da Globo?

 
João Henrique em 18 de fevereiro de 2013 - segunda às 10:18

Este horário de verão, criado pelos comerciantes desumanos, é uma excrescência e insulto saúde do trabalhador brasileiro. Não vai acrescer em nada a receita federal. Imaginem um pessoa modificar seus hábitos sem, primeiramente, ter um espaço para educar o organismo? Provoca mal-estar e acarreta uma série de reações adversas. Em decorrência disto, ele começa a produzir menos por ter corpo fadigado

 
Pulo Wilson Pedrosa em 18 de fevereiro de 2013 - segunda às 09:25

Meu querido o assunto em questao é horario de verao nao o governo e a forma em q ele fez a divisao da renda, vc pensa q é supeior ao tentar corrigir meu erro de portugues rsrs mas se esquece de corrigir sua forma mal educada de se dirigir ao proximo,quem apontou o dedo foi vc,julgando as pessoas escrevendo aquela besteira que nem posso dizer q é uma opiniao,eu respeito mas dai a concordar aff!!!!

 
Danela em 15 de fevereiro de 2013 - sexta às 18:29

Olhe os comentário abaixo e veja quem foi groSSeiro. É fácil colocar a culpa de tudo no governo e continuar lavando sua calçada desperdiçando água. Deixar sua luz acesa sem utilizá-la. Não estou dizendo que o governo esta certo ou errado, mas devemos (isso inclui você, Danela) olhar primeiro para nossos defeitos. Lembre-se, ao apontar um dedo para alguém, você se aponta 3! :D

 
João Henrique em 15 de fevereiro de 2013 - sexta às 10:01

Os governantes, ao invés de paliativos como horários de verão, poderiam melhorar o transporte público (economia de energia fóssil), investir seriamente em enegias alternativas, ao invés de reduzir IPI sobre veículos. Também poderiam fazer campanhas inteligentes (não o que se vê por aí..) ensinando a população a economizar água, energia. O

 
Airton D. Brisolla em 15 de fevereiro de 2013 - sexta às 09:18

sou de Curitiba e nunca gostei do Horário de Verão. Mas já que temos que "engolir" isso, então sugiro que o façam na Estação Verão que começa 21/12/2013 e termina 19/03/2014. Não chamam horário de verão?

 
Nelson em 15 de fevereiro de 2013 - sexta às 07:48

Obs:mediocre é a vida de uma pessoa que ao invés de apenas dar o seu comentario sobre o assunto a ser tratado,prefere tentar ofender outras pessoas e ainda pede para elas acordarem e mudarem,a pergunta é quem tem que acordar e mudar sao as pessoas que trabalham honestamente pra ganhar um misero salario minimo que realmente parcelam o seu ar condicionado em 24 x ou vc sr.JOAO HENRIQUE sem noção!!!

 
Danela em 14 de fevereiro de 2013 - quinta às 23:28

JOAO HENRIQUE quem tem que mudar e vc,acha que vai mudar o pensamento das pessoas com asua falta de educacao e sua imença groceria?A resposta e nao!!!!Antes ter uma casa com tres lampadas e uma geladeira do que se groceiro e desrespeitoso com as pessoas menos favarecidas!!!!

 
Danela em 14 de fevereiro de 2013 - quinta às 21:53

pena que o horario de verão não e de 365 dias do ano!

 
luiz em 14 de fevereiro de 2013 - quinta às 21:20

Na minha opinião o horário de verão êh uma verdadeira embromação , cansa mais, produz menos, causa dores em todo corpo, muda o relógio biológico , causando enormes transtornos no sono , então economiza energia eletrica , se economiza, e gasta a energia do corpo , causando do doenças psicosomatica, contribui para os brasileiros sofra mais e morra mais depressa.

 
Jose Amarildo da Silva em 14 de fevereiro de 2013 - quinta às 19:42

Gênio! "Os dias continuam tendo 24 horas". Dannn? Que descoberta! A questão de perder uma hora de sono é fato! Organismo nenhum se adapta a alterações não naturais do tempo automaticamente. No princípio, algumas pessoas até se acostumam em acordar uma hora mais cedo, outras não. A natureza é perfeita! A luz solar dura mais no verão não é por acaso. Mas o capitalismo quer tirar proveito de tudo!

 
Caio em 14 de fevereiro de 2013 - quinta às 18:16

Deveria ser 365 dias por ano com horário de verão.

 
Eliana em 14 de fevereiro de 2013 - quinta às 16:16
1 2 3