33.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

ONU vê cooperativas como essenciais para o desenvolvimento sustentável

- Publicidade -

04/07/2015 16h17 – Atualizado em 04/07/2015 16h17

Fonte: Rádio ONU

O Dia Internacional das Cooperativas está sendo comemorado pela ONU neste sábado, 4 de julho. Num comunicado, o secretário-geral destacou que as cooperativas têm um “papel inestimável” para o alcance das metas do desenvolvimento sustentável.

Neste ano, o tema do dia é “Escolha Cooperativas, Escolha Igualdade”. Por isso, Ban Ki-moon lembra que a “desigualdade é um obstáculo ao desenvolvimento, impedindo que as pessoas tenham acesso a bens e serviços”.

Igualdade

Ban acredita que o modelo de cooperativa ajuda a ultrapassar esse desafio, porque o sistema tenta manter os princípios da igualdade e da democracia participativa.

O secretário-geral explica que muitas pesquisas mostram como as cooperativas ajudam a diminuir as diferenças salariais entre homens e mulheres e a promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Emprego

A ONU calcula que uma entre seis pessoas no mundo é membro ou cliente de uma cooperativa. São 2,6 milhões de cooperativas que empregam 12,6 milhões de pessoas. Por isso Ban Ki-moon acredita que o potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável é enorme.

Outro ponto destacado pelo chefe da ONU é o forte compromisso das cooperativas em contribuir para as comunidades, já que seu modelo de negócio é baseado na inclusão e na sustentabilidade.

No ano de 2008, em meio à crise financeira global, as 300 maiores cooperativas do mundo geraram um volume de negócios de mais de US$ 1 trilhão, segundo agências das Nações Unidas.

Funcionários de cooperativa em Burkina Faso. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-