27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Acnur entrega ajuda humanitária na Ucrânia

- Publicidade -

01/09/2015 15h20 – Atualizado em 01/09/2015 15h20

Fonte: Rádio ONU

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, conseguiu entregar 260 toneladas de ajuda humanitária na cidade de Horvlika e outras áreas na região leste da Ucrânia, não controladas pelo governo.

Segundo a agência, desde o início dos conflitos, no ano passado, a cidade já perdeu 40% de sua população, que passou de 250 mil para aproximadamente 150 mil atualmente.

Material de Construção

O Acnur informou que 13 caminhões de carga conseguiram levar tendas, madeira, cimento e outros materiais de construção além de alimentos e outros produtos para os mais necessitados.

As autoridades afirmaram que apesar do acordo de cessar fogo, firmado em fevereiro deste ano, os confrontos perto de Horvlika causaram danos em prédios e residências e obrigaram os moradores a fugir da área ou a se esconderem nos porões de suas casas.

Mais de 160 edifícios foram danificados, incluindo 17 hospitais e 82 escolas. Além disso, seis pontes e quase 25% das instalações de energia e aquecimento do país foram destruídas pelo conflito, como também de abastecimento de água.

Desafio

O Acnur afirmou que os suprimentos humanitários vão ajudar 5 mil famílias nos trabalhos de reconstrução.

A agência da ONU disse que nas últimas semanas o acesso às áreas de conflito continua sendo um desafio, restringindo a entrega de ajuda de emergência para os mais necessitados.

O Acnur informou ainda que na semana passada conseguiu levar assistência humanitária para mais de 1,5 mil pessoas em áreas controladas por tropas do governo na região de Donetsk, também no leste do país.

Destruição na Ucrânia. Foto: Acnur

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-