27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

“Apesar dos progressos, ainda vivemos num mundo instável”

- Publicidade -

03/09/2015 10h04 – Atualizado em 03/09/2015 10h04

Fonte: Rádio ONU

Os presidentes de 180 Parlamentos de 140 países declararam que apesar dos progressos alcançados em áreas como a democracia, a paz e o desenvolvimento, “todos continuam vivendo num mundo instável”.

A afirmação consta da declaração final da 4ª Conferência Mundial dos Presidentes de Parlamentos que terminou esta quarta-feira, na sede da ONU.

Direitos e Liberdades

O grupo disse que as pessoas vivem em tempos extraordinários e são necessários esforços também extraordinários para “construir um mundo” onde cada homem, mulher e criança estejam protegidos de guerras e conflitos.

Um lugar, segundo os líderes, onde eles tenham condições de suprir suas necessidades e alcançar seu potencial, onde seus direitos, liberdades e dignidade sejam respeitados.

Os presidentes de Parlamentos disseram que se reuníram na ONU para “dar voz a essas preocupações e mostrar o empenho deles para enfrentar esses desafios globais.

Eles afirmaram que “as guerras e os conflitos, geralmente caracterizados pela extrema brutalidade, são uma realidade diária em muitos lugares”.

Diálogo Político

O documento diz ainda que “milhões de pessoas, maioria mulheres e crianças, morrem, são feridas, deslocadas ou forçadas a fugir em situações drásticas”.

Os líderes pediram um esforço maior para resolver os conflitos através do diálogo político e negociações que respeitem a Lei internacional. As autoridades prometeram dar mais ênfase à diplomacia parlamentar.

Os presidentes de Parlamentos condenaram todas as formas e manifestações de terrorismo e prometeram cooperar e implementar todas as resoluções da ONU para combater esse problema.

Eles reconheceram que muito ainda precisa ser feito para evitar e reduzir o risco de violência. O grupo quer também mais esforços para se atingir um mundo livre de armas nucleares e uma redução concreta na proliferação de armamentos.

Ação Urgente

Os líderes pediram uma ação urgente para combater o crime organizado envolvendo tráfico humano, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, sequestros, extorsão e lavagem de dinheiro. Na lista também estão o combate ao tráfico e a exploração de mulheres.

As autoridades reafirmaram os princípios da Declaração Universal sobre Democracia e pediram mais esforços para acabar com a discriminação contra mulheres e tornar realidade a igualdade de gêneros.

Os presidentes de Parlamentos encerraram a declaração dizendo que continuam otimistas quanto ao futuro.

Segundo eles, as negociações para alcançar um acordo sobre a nova agenda de desenvolvimento são uma prova do compromisso global para lidar com os desafios mundiais.

Assembleia Geral da ONU onde foi realizada a 4ª Conferência Mundial dos Presidentes de Parlamentos. Foto: ONU/Rick Bajornas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-