33.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Número de deslocados na Ucrânia aumenta em 170 mil desde setembro

- Publicidade -

24/10/2014 13h40 – Atualizado em 24/10/2014 13h40

Fonte: Rádio ONU

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, informou que o número de deslocados internos na Ucrânia subiu para 430 mil, cerca de 170 mil a mais que no início de setembro.

Os dados do Acnur são desta quinta-feira.

Inverno

Segundo a agência, cerca de 95% dos deslocados são do leste da Ucrânia. Eles estão em Donetsk e Carcóvia, da capital do país Kiev, e outras cidades. Combates contínuos na região e o “colapso de serviços básicos” levaram mais pessoas a saírem de suas casas.

A maior parte dos deslocados está abrigada com família, amigos ou em locais alugados. No entanto, estima-se que entre 14 mil e 18,7 mil pessoas estejam vivendo em centros coletivos. Uma das maiores prioridades da agência é equipar estes locais com material adequado para o inverno.

O Acnur está distribuindo assistência humanitária e deve aumentar a doação de cobertores e roupas de inverno nas próximas semanas.

Há também programas de assistência em dinheiro, totalizando cerca de US$ 250 mil, ou cerca de R$ 623 mil. Estes foram criados em cooperação com autoridades locais.

Leis

Nesta segunda-feira, o Parlamento ucraniano adotou uma lei sobre os direitos dos deslocados internos. A medida tem o apoio do Acnur e da sociedade civil.

Segundo a agência, mais de 207 mil ucranianos pediram asilo temporário ou refúgio na Rússia desde o início deste ano. Cerca de 180 mil solicitaram outras formas de estada legal no país, como residência temporária ou permanente.

O Acnur afirma ainda que até o fim de setembro, mais de 6,6 mil ucranianos haviam pedido asilo em países da União Europeia, em comparação a 903 solicitações durante todo o anos de 2013.

A Polônia e a Suécia são os destinos preferidos dos refugiados ucranianos.

Mãe e filhas vivem em centro para refugiados. Foto: Acnur/E.Ziyatdinova

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-