27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Convocação do prefeito de Amambai gera polêmica em sessão da Câmara

- Publicidade -

30/05/2016 20h25 – Atualizado em 30/05/2016 20h25

Os vereadores querem que o prefeito dê informações sobre os motivos do atraso na conclusão da obra de revitalização praça Coronel Valêncio de Brum

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Apreciação de requerimento solicitando a presença do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), para dar informações sobre o andamento das obras de revitalização da praça Coronel Valêncio de Brum foi motivo de embate político entre os vereadores na sessão do legislativo municipal, ocorrida nesta segunda-feira (30).

O requerimento foi apresentado pelo vereador Luciney Bambi (PSC) e subscrito pelos vereadores Professor Ailton (PR), Daniel Riquelme (PTB) e Roberto Protético (PSD).

No documento, Luciney quer que o prefeito forneça informações sobre o motivo da não conclusão da praça; o prazo estimado para conclusão; o valor dos recursos recebidos do governo federal; se houve mudança no projeto original e se a empresa contratada para execução da obra tem cumprido as obrigações contratuais.

Depois de acirrados debates, o documento foi aprovado por oito votos favoráveis e quatro contrários. Votaram favoráveis os vereadores Luciney Bampi (PSC), Professor Ailton (PR), Valter Brito (DEM), Daniel Riquelme (PTB), Roberto Protético (PSD(), Ilzo Victor (SDD), Roberto Sangue Bom (DEM) e Luiz Fernando Fischer (PT do B). Foram contrários a aprovação do documento os vereadores Roberto Dias (PSDB), Carlinhos (PPS), Jaime Bambil (PMDB) e David Nicoline (SDD).

O argumento usado por alguns dos vereadores que compõem a base de sustentação do executivo é de que o requerimento não foi protocolado em tempo hábil, ou seja, 48 horas antes do início da sessão. Foi preciso o presidente da Casa, vereador Anilson Prego (PT), interromper a sessão por cinco minutos e colocar para o plenário decidir sobre a apreciação ou não do documento.

Na ocasião, o líder do prefeito, vereador Roberto Dias (PSDB), manifestou sua discordância rasgando um exemplar do regimento interno do poder legislativo. “Nestes quase 15 anos de vereança, nunca vi o regimento ser tão desrespeitado como agora. Vou continuar questionando o encaminhamento feito pela mesa. A atitude de rasgar um regimento não faz parte do meu comportamento”, lembra o parlamentar.

A demora na conclusão das obras de revitalização da praça tem sido motivo de debate entre a comunidade e os membros do legislativo municipal, inclusive uma comissão especial do legislativo foi criada para fiscalizar a obra. Os membros da comissão não realizaram os trabalhos no prazo estipulado de 120 dias, perdendo assim a sua validade constitucional. Além disso, a demora na execução das obras foi questionada por mais de uma vez pelo vereador Professor Ailton (PR).

Entenda a obra

Em junho de 2012, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Praça Coronel Valêncio de Brum, um dos símbolos de lazer, cultura e da história do município.

O investimento previa obras como uma fonte interativa, marco da Rosa dos Ventos, construção de play ground com piso emborrachado, espelho d’água, novos banheiros, ambientes de estar com pérgolas de madeira, revitalização da praça de alimentação, troca de todo o piso e nova iluminação.

O valor da obra estava estimado em R$ 1.270.009,12. Os recursos são provenientes da União, através do Ministério do Turismo/Programa Turismo Social no Brasil, e contrapartida do município.
O cronograma inicial previsto para execução da obra de revitalização da praça Coronel Valêncio de Brum estipulava as seguintes datas: início dia 25/06/2012 e término no dia 25/02

O cronograma inicial previsto para execução da obra de revitalização da praça Coronel Valêncio de Brum estipulava as seguintes datas: início dia 25/06/2012 e término no dia 25/02/2013.

Vereador de Amambai, Luciney Bampi (PSC), autor do requerimento / Foto: Moreira Produções

O valor da obra estava estimado em R$ 1.270.009,12. Os recursos são provenientes da União, através do Ministério do Turismo/Programa Turismo Social no Brasil, e contrapartida do município. (Ilustração do projeto da praça)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-