24.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Agraer fortalece agricultura familiar no Estado

- Publicidade -

24/10/2014 11h23 – Atualizado em 24/10/2014 11h23

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Com a nova estruturação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a agência vem realizando inúmeras ações e atividades aos agricultores familiares, tendo alcançando no período o atendimento de 32 mil famílias de todo o Estado.

Com o objetivo de levar ao campo um serviço de assistência técnica e extensão rural de qualidade, a instituição dispõe de um quadro de extensionista com 280 profissionais, entre agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários, engenheiros cartográficos, administradores, técnicos agropecuários, assistentes sociais, geógrafos, entre outros. Todos com principal objetivo de transmitir conhecimento ao agricultor familiar e sua família, através das suas principais ações de elaboração de projetos, dias de campo, palestras, cursos e seminários, resultando em destacar as importantes informações e atuais novidades para o produtor sobre novas técnicas agropecuárias e gestão da propriedade, com a inclusão das chamadas públicas de Aters do Incra e do MDA, abrangendo assentamento rurais, comunidades quilombolas e agricultores tradicionais, atendendo a mais de 5 mil famílias em 13 contratos com essas instituições.

Com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da pesquisa, assistência técnica e extensão rural, transferência de tecnologias agropecuárias e garantir a segurança jurídica das terras sul-mato-grossenses, assegurando a melhoria da qualidade de vida na área rural, nestes últimos setes anos, a Agraer desenvolveu seu trabalho promovendo o crescimento socioeconômico dos agricultores familiares por meio da maior intensificação dos recursos financeiros do crédito rural, incorporação de novas tecnologias pelos assentados, introdução de novos sistemas de produção, abertura de novos canais de financiamento e acesso aos diferentes programas governamentais voltados para a agropecuária.

Durante este período grandes desafios foram superados pela instituição, como o desenvolvimento de ações para a produção sustentável e mitigação da pobreza, resultado da implantação de políticas públicas duradouras e abrangentes tais como o Programa Mais Alimentos, Pronaf, Projeto Balde Cheio em MS, Leite Forte, Projeto de Resfriadores Comunitários, entre outros.

A instituição incentiva e apoia a participação dos agricultores familiares nos programas de compras governamentais (PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Em destaque, o Balde Cheio em MS capacitou os técnicos da extensão rural a estimularem a profissionalização dos produtores, incentivando a intensificação dos sistemas de produção, pela adoção de técnicas e melhorias da pastagem, com adubação e irrigação, rotação de animais na área e melhoria genética para aumentar a produção de leite. Aumentou em mais de 150% a produção de leite das propriedades assistidas, trazendo maior renda do produtor e baixo custo da produção por meio da alimentação a pasto no período das chuvas e cana-de-açúcar.

Alguns produtores têm aumentado sua produção até quatro vezes a partir do ingresso no projeto. Segundo o participante do projeto Balde Cheio em MS, o produtor de leite Jorge Reque, sua produção aumentou nos últimos cinco anos de 70% a 200%, dando um aumento de renda muito grande, produzindo em média 200 litros de leite por dia.

Já o produtor de leite do município de Terenos, participante do Programa Leite Forte, João Batista Moreira, afirma: “Hoje temos o maior incentivo e apoio do governo, como nunca tivemos, há dois anos minha produção era de 70 litros por dia e atualmente é de 100 litros, tive um aumento de renda e produção muito boa, e ainda conto com o total auxílio da assistência técnica da Agraer uma vez por mês aqui na minha propriedade”. Por meio do programa e do convênio da chamada pública do MDA, recebeu ordenhadeira e kit de irrigação para propiciar a sua produção, afirmou Moreira.

O atual governo demonstrou a sua preocupação em proporcionar melhores meios para comercialização de produtos da agricultura familiar, prova disso é a inauguração do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) no Ceasa, em abril deste ano.

A presidente da Associação Quilombola, Lucinéia de Jesus Domingos, é grata pela parceria da Agraer. “A parceria nos capacita, incentiva e nos auxilia em tudo que precisamos, tanto na assistência técnica como orientação e informações de participarmos de projetos feitos pelo governo estadual e federal”.,

Hoje, a comunidade vende os produtos de hortaliças (alface, cheiro verde, abobrinha, repolho, entre outros) no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), em mercados da Capital, participa da venda de merenda escolar (Pnae) e iniciará ainda este mês de setembro a venda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fonte: Agraer

Agraer fortalece agricultura familiar no Estado

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-