27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Especialista vai discutir em MS ‘El Niño’ forte e favorável a agricultura

- Publicidade -

28/08/2015 10h03 – Atualizado em 28/08/2015 10h03

Especialista vai discutir em MS ‘El Niño’ forte e favorável a agricultura

Fonte: Agrodebate

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, consultor da Somar Meteorologia, destaca que na safra 2014/2015, o grande fenômeno climático que vem influenciando o desenvolvimento das lavouras é o El Niño e aponta que ele poderá ser o mais forte dos últimos anos, atingindo em intensidade o que ocorreu no ciclo 1997/1998.

“O clima esse ano será bem mais favorável do que prejudicial à produção. Apesar das chuvas mais irregulares entre setembro e outubro, não há indicativos de que venham a ocorrer períodos longos de estiagem, como ocorreu na safra passada, mais precisamente em outubro do ano passado. Contudo, no verão poderá vir a ocorrer um período de estiagem. O problema é que ainda não há como precisar com exatidão quanto ele irá ocorrer, mas deverá ser na primeira metade do verão (entre janeiro e fevereiro)”, ressaltou Santos.

Ele aponta ainda que a melhor alternativa para o produtor é sempre estar de olho nas previsões meteorológicas de curto prazo (7 dias), pois assim ele poderá saber se haverá ou não uma continuidade das chuvas e com isso, plantar com segurança.

As tendências climáticas para os próximos meses em razão do El Niño serão debatidas pelo consultor da Somar no 13º Simpósio da Soja, evento que será promovido pela Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense em parceria com a Embrapa, no dia 2 de setembro, na Câmara Municipal de Naviraí.

O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná e São Paulo, além de Mato Grosso do Sul.

Especialista vai discutir em MS ‘El Niño’ forte e favorável a agricultura

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-