24.1 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Meninos já são vacinados contra HPV em Amambai

- Publicidade -

07/02/2017 14h54

Unidades de Saúde de Amambai já oferecem doses da vacina desde o inicio de 2017 e o período de vacinação não tem data de término

*Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai *

Amambai (MS)- O Ministério da Saúde anunciou, no ano de 2016, que, a partir de 2017, incluiria meninos de 12 a 13 anos na campanha de vacinação contra o HPV, o vírus do Papiloma Humano, sexualmente transmissível.

O plano é ampliar a faixa etária gradativamente até que, em 2020, a vacinação seja oferecida a meninos dos 9 aos 14 anos, como já ocorre com meninas desde 2014. Segundo o Ministério da Saúde, a medida faz do Brasil o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a incluir meninos em um programa nacional de imunização de HPV.

“A grande vantagem de se vacinar contra o HPV é justamente a proteção que dá às infecções graves; então, primordialmente se tenta alcançar a população das meninas; o Brasil utiliza a vacina quadrivalente, que tem quatro tipos de HPV, dois deles oncogênicos, ou seja, capazes de levar ao câncer, e outros dois que são responsáveis pelas verrugas genitais, as quais, embora não causem câncer, podem ser bastante desconfortáveis e dolorosas, ocorrendo em ambos os sexos”, revela o secretario de Saúde do município de Amambai, Sergio Perius. Segundo ele, o ideal é prevenir a infecção em ambos os sexos.

Para o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, é seguro e de alta importância que os pais fiquem atentos e levem seus filhos as unidades de saúde do município. “É uma vacina amplamente distribuída em todo o mundo, levou a excelentes resultados nos lugares onde foi usada, não é mais uma vacina nova, ela é segura e altamente eficaz; as unidades de Saúde do município estão de portas abertas e esperamos que todos sejam vacinados, assim garantindo a saúde e a qualidade de vida das nossas crianças” ressaltou.

A Secretaria de Saúde recomenda que os adolescentes e crianças devam ser levados a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para serem imunizadas. A vacinação acontece o ano todo tanto para a população da cidade quanto para a população do campo e aldeias indígenas do município.

Os postos de saúde de Amambai já dispõe da vacina / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-