Campo Grande (MS) – No Cone Sul do Estado, a Escola Estadual Paulo Freire, conquistou a admiração da comunidade, o engajamento de quem estuda ou trabalha na unidade de ensino, e um dos seis melhores desempenhos do Brasil no 11º Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
Campeã na etapa estadual que contou com 38 unidades de ensino participantes, a escola está no seleto grupo que concorre ao primeiro lugar nacional – a Escola Destaque Brasil – a ser conhecido em novembro. A classificação entre as melhores já deu direito a participação em um importante intercâmbio internacional. “Nos sentimos muito felizes. Todos na escola já vivem comigo o momento da viagem para os Estados Unidos (um dos prêmios pela classificação nacional). E olha que muitos até então não entendem a grandiosidade, a dimensão desse prêmio, por serem de famílias humildes, de baixo poder econômico. A motivação, o entusiasmo, tudo melhora”, diz a diretora Cecília Welter Ledesma (na foto, ao centro).
Dois projetos desenvolvidos na unidade são as principais vitrines do sucesso. Um deles conseguiu fazer da leitura – atividade que parece óbvia em ambiente de ensino – um acontecimento partilhado com alegria por toda a comunidade escolar. Toda mesmo.
A agenda da leitura estabelece um dia na semana em que meia hora é inteiramente dedicada à descoberta das palavras, das histórias. Na sala de aula, na Diretoria, na cantina, uma sineta toca avisando que chegou a hora. Não interessa qual seja a atividade, tudo é suspenso, porque é hora de ler. E a emoção pode estar em um complexo livro de contos, em um interessante romance, ou em um colorido gibi – novidade a que muitos alunos só tiveram acesso no programa da escola, porque em casa não tinha como comprar.
Motivada, a comunidade escolar se tornou parceira da escola, nas ações pedagógicas, na preservação do patrimônio físico, na captação de recursos para investir cada vez mais em benefício da própria escola. “O diferencial é o amor com que a gente trabalha, a dedicação de toda a minha equipe”, resume a diretora Cecília.
O amor que une 992 alunos, mais pais, professores, funcionários administrativos, e entidades públicas e privadas também tem ajudado no sucesso de outro projeto, que ajuda a diminuir a evasão. Famílias com filhos faltosos, indisciplinados, com baixo rendimento, recebem em casa a visita do educador. “Nessas visitas nós podemos perceber que às vezes até a condição social de vida dele afeta no aprendizado e na presença. Então, a gente apóia, resgata esse aluno”, conta Cecília. As ações que levam o professor até a casa do estudante, também pavimenta o acesso de volta, para a criança e seus pais. Não é à toa que o projeto se chama “Caminho da Família”.
“Nós percebemos que famílias que nunca tinha vindo na escola, agora estão vindo, os filhos estão melhorando. Não conseguimos 100%, claro, mas melhoramos muito. Estão diminuindo as faltas. Gestão é trabalhoso, mas é muito gratificante ver esses resultados”.
Até 6 de novembro, a diretora premiada participa de uma série de atividades sobre gestão escolar e liderança, nos estados americanos de Washington e Virgínia, ao lado de diretores mexicanos, argentinos e americanos.
A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil, acontece no dia 8 de novembro, no Rio de Janeiro. Além da Escola Estadual Paulo Freire (Iguatemi-MS), concorrem ao prêmio de R$ 15 mil o Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna-BA); Caic Senador Carlos Jereissati (Russas-CE); Escola Estadual Menino Jesus de Praga (Caratinga-MG); Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa (Rondonópolis-MT) e Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida (Blumenau-SC).
Fonte: Notícias MS
