16.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de junho de 2026

Alunos da Escola Cel. Felipe de Brum simulam eleição presidencial

- Publicidade -

A comunidade escolar da Escola Estadual Cel. Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, realizou nesta quinta-feira, 28, no período matutino, uma simulação do segundo turno da eleição para presidência do Brasil, que tem como candidatos Dilma Rousseff e José Serra.

A iniciativa foi da professora de Língua Portuguesa, Viviane Viaut Moreira, e a eleição foi organizada pelas alunas do 9° ano A matutino, Jeovana Gavilan, Clara Alvarenga e Jaiane Calistro Neto. Participaram da votação alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, professores, funcionários e coordenadores.

Além de promover a cidadania e o envolvimento dos alunos com a conjuntura nacional, os alunos também podem, com o resultado da votação, trabalhar conteúdo da área de matemática.

“Estamos estudando porcentagem e achei que a eleição simulada seria um bom meio para por em pratica o que aprendemos. E também para apoiar o meu candidato”, diz Jeovana Gavilan, que ainda não tem idade para votar, mas já pensa na política.

Assim como Jeovana, outros alunos já pensam no rumo político do país. Denner, de 15 anos, diz que assiste os horários eleitorais e acha que todo jovem deveria se interessar pela política. “Eu acho que essa eleição simulada já faz com que os jovens se interessem e pensem no cidadão que quer ser”., fala o jovem cidadão.

Érica, de 16 anos, votou pela primeira vez esse ano, e mesmo não gostando de política acredita que o voto de todos é importante. “Eu não gosto de política, mas sei que o meu voto pode fazer a diferença, é bom pensar no futuro do país desde agora” diz.

A eleição simulada envolveu todos os alunos do turno matutino da escola, 369 votaram nos candidatos a presidente. O resultado dessa eleição simulada foi a favor do candidato José Serra com 215 votos contra 125 conseguidos pela candidata Dilma Rousseff. Votos brancos e nulos somaram 29 votos.
Jeovana diz que teve o apoio de colegas e da professora Viviane Viaut. “No começo os alunos estranharam um pouco, mas todos participaram, a professora também colaborou, falando com a direção, pra mim está sendo muito importante essa atividade” finaliza a aluna.

Fernanda Moreira / Da Redação
Com edição de Viviane Viaut

Alunos da Escola Cel. Felipe de Brum simulam eleição presidencial

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-