27.4 C
Dourados
terça-feira, 21 de outubro de 2025

Amambai ou Amambaí?

- Publicidade -

Matéria sugerida por leitor do Amambai Notícias.

Não são tão raras as vezes que se lê ou ouve-se falar em município de Amambaí, grafado e pronunciado com acento agudo na última letra. Diferentemente do que se está acostumado a pronunciar: Amambai.

Para quem é amambaiense, seja nascido aqui ou morador por opção, é quase um ultraje falar incorretamente o nome da cidade. Os amambaienses sentem-se ofendidos. E isto é bom sinal, já que se cultua amor pela terra escolhida para residir, criar família, estabelecer comércio, trabalhar, enfim, viver.

Pensando em dirimir dúvidas e contribuir é que a equipe do Amambai Notícias foi investigar. Qual é o nome correto da cidade: Amambai ou Amambaí? Esta pauta foi também sugerida por leitor do Amambai Notícias.

Incoerência do IBGE

No último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e finalizado no mês passado, outubro de 2010, constava na relação de cidades o nome Amambaí. Questionados sobre a grafia correta, o próprio técnico do órgão informou: “A grafia correta do município é Amambai – MS”. Isto em 25 de outubro último.

Incoerentemente, o IBGE adotou Amambaí não somente no equipamento eletrônico utilizado pelos recenseadores, como também na divulgação dos dados do Censo 2010 publicados no Diário Oficial da União do dia 04/11/2010. Está lá no site da instituição: Amambaí – População em 2010 – 34.739 e População em 2000 – 29.484.

Documentos oficiais

Também a emissão de notas fiscais eletrônicas somente é possível se a grafia do nome da cidade for Amambaí. Caso contrário, o sistema não aceita.

Argumentação histórico-cultural

Segundo Hildebrando Campestrini, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, há entre os amambaienses conivência no sentido de não se aceitar a forma Amambaí, etimologicamente correta.

Para João Batista de Souza (Em Mato Grosso, Terra da Promissão, São Paulo, 1953, p.206), até 1930, a pronúncia Amambaí era generalizada; daí por diante surgiram as dúvidas. Eis que, como diziam alguns, os paraguaios, conhecedores do guarani, pronunciavam Amambaí.

A Lei nº 131, de 28.8.48, que criou o município, grafou Amambai (segundo João Batista de Souza, obr. Cit. P.207). Forçoso é reconhecer que a pronúncia correta é Amambaí. O –hy de origem tupi-guarani, transforma-se em português em “i” tônico e segunda vogal do hiato, como em jataí, Ivaí, Ibicuí, etc. Portanto, Amambaí. Tanto que o rio (sul-mato-grossense) é Amambaí, o bairro de Campo Grande é Amambaí.

Ainda segundo HIldebrando Campestrini, no livro Questões Gramaticais Sul-Mato-Grossenses, “é lamentável ter que aceitar a teimosia dos amambaienses (a-mam-bai-em-ses e não a-mam-ba-i-em-ses) que, pelo uso, conseguiram, pelo menos em Mato Grosso do Sul, fixar (para o município e cidade) a forma Amambai”.

Consagração Popular

Segundo o historiador e diretor do Museu de Amambai, Almiro Pinto Sobrinho, o município hoje conhecido por Amambai sofreu diversas variações em seu nome, tanto na grafia da palavra Amambai como também adotou outros nomes desde sua colonização até a formalização em município em 1948.

Documentos históricos registram além de Patrimônio União e Distrito de Paz Nhú Verá, variações para o nome Amambai, como Mambay, Amambahy e Amambhay.

Por volta de 1980, quando já existia a polêmica em torno do nome da cidade (Amambai ou Amambaí) foi realizada uma reunião por um grupo de pessoas, entre elas, Almiro Pinto Sobrinho, Mateus Selhorst, Maria leda Pinto e Maria Iolete Peixoto Moreira que defenderam o nome Amambai argumentando que a questão era de consagração pública.

Para Almiro Sobrinho, essa discussão é de fato de consagração popular. “Fico com o povo, defendo a ideia que foi por consagração popular o nome Amambai”, encerra o historiador.

Viviane Viaut – Da redação

Matéria publicada dia 9 de novembro, às 16h10, e atualizada dia 10, às 18h37.

Vista aérea da cidade.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-