A aluna Letícia Fernanda de Souza Fernandes, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Aquino Correa, da rede de ensino de Amambai, é uma das semifinalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Com um texto da categoria artigo de opinião, Letícia passou por três etapas da Olimpíada, primeiro a escolar, depois a municipal e por último a estadual.
Durante esta semana, Letícia e a professora orientadora, Gilvanda Reis, estarão na capital paulista participando da semifinal do concurso. Nessa etapa, participam 500 alunos de todo o Brasil e, na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos e acontece a Comissão Julgadora Regional. Ao final do encontro, são selecionados até 152 finalistas.
A diretora da Escola Dom Aquino Correa, Vilma Oliveira da Cruz, se diz satisfeita com o resultado tanto da aluna quanto da professora. “É uma grande satisfação ter uma aluna e uma professora tão dedicadas assim na nossa escola, é uma alegria para toda a comunidade escolar e um exemplo a ser seguido” disse Vilma da Cruz.
A próxima etapa da Olimpíada é nacional. Os alunos selecionados irão para um encontro em Brasília onde conhecerão os 20 vencedores nacionais, sendo cinco alunos de cada categoria.
Classificados de Amambai
Outros alunos também foram selecionados em primeiro lugar para a etapa
estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa da cidade de Amambai.
São eles: Juciele Escobar Barreto, aluna do 6º ano “C” vespertino da Escola Municipal Julio Manvailer, classificada na categoria Poesia, sob orientação do professor Luciano Martins de Lima, a aluna Ana Luiza Castilho Alves, do 7º ano na categoria Memórias, sob a orientação da professora Silvana Lago Velozo da Escola Estadual Dom Aquino Correa. Também da Escola Dom Aquino, foi selecionado na categoria Crônica, um aluno do 9º ano da professora Gilvanda Reis.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
O objetivo maior do concurso é de aprimorar a escrita dos alunos a partir de atividades de leitura, onde o estudante tem acesso a diversos gêneros literários, conhecendo textos de diferentes autores consagrados, explorando o recurso da linguagem, discutindo assuntos polêmicos e principalmente, escrevendo sobre o lugar onde se vive de seu próprio ponto de vista.
Fernanda Moreira / Da Redação

