Touro Bandido vence o 6° Festival de Porto Murtinho
O Touro Bandido sagrou-se pela terceira vez o verdadeiro filho do Touro Candil no Festival Internacional de Porto Murtinho, município que fica a 431 quilômetros de Campo Grande.
A vitória na 6ª edição foi anunciada ontem (20) na praça de eventos da cidade, com contagem de pontos aberta ao público.
A pontuação foi obtida nas provas realizadas dos dias 12 a 15 de novembro. Na primeira etapa foram realizadas competições esportivas divididas em corrida de chalana no rio Paraguai, travessia do rio a nado, corrida de barco, campeonato de kartcross e corrida internacional do dique.
Como de costume, os participantes escolheram qual touro representar, se o Bandido ou o Encantado.
Na segunda etapa as equipes contaram a história de cada touro por meio do teatro e dança. As apresentações foram submetidas a um corpo de jurados com profissionais das áreas da cultura, turismo e jornalismo.
Os quesitos analisados incluíram harmonia, animação, letra e música, fantasia, torcida, coreografia e análise dos personagens (espanhola, toureiro, Virgem de Caacupè e o touro).
Encantado venceu pelo segundo ano consecutivo na arena, com melhor apresentação. Mas, Bandido conseguiu 26 mil pontos e conseguiu ultrapassar o bicampeonato do adversário.
Os pontos de cada touro foram anunciados pelo prefeito Nelson Cintra. “A disputa dos touros em Porto Murtinho foi um sonho concretizado. O nosso objetivo maior é envolver a população e construir uma nova história para a cidade, onde a família murtinhense e os jovens têm uma nova perspectiva de vida através da arte. Um povo sem cultura, é um povo sem história”, defendeu.
Fonte: Campo Grande News/Danúbia Burema

