8.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de junho de 2026

Governador entrega notebooks e anuncia obras em Amambai

- Publicidade -

221 alunos de Amambai, Aral Moreira, Cel. Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas foram premiados através do programa Educação para o Sucesso.

(Amambai, MS) – “Nenhum município do nosso Estado ficará sem maquinários e nenhuma escola ficará sem uniformes e materiais para seus alunos (…) parabéns a Amambai; sucesso a essa gurizada, parabéns também a Aral Moreira, Cel. Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas (…) parabéns aos pais dos alunos premiados”.

A fala é do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e marcou o encerramento da solenidade de entrega de 221 notebooks aos melhores alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Cel. Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas. A programação aconteceu em Amambai nesta terça-feira, 8, e reuniu cerca de 1.000 pessoas no Alphaville Clube.

André Puccinelli esteve em Amambai acompanhado da secretária estadual de Educação, Nilene Badeca, deputados estaduais Zé Teixeira, Mara Caseiro e Márcio Monteiro, coordenador regional da Funasa, Flávio Brito, e o presidente da Sanesul, José Carlos Barcelos.

Educação para o Sucesso

Os computadores portáteis fazem parte do programa Educação para o Sucesso, lançado pelo governo do Estado em 2010, e beneficiam aproximadamente 5.000 alunos da rede estadual. Em cada escola da rede estadual, foi premiado um aluno por ano escolar. O critério adotado pela SED – Secretaria de Estado de Educação – foi o melhor desempenho escolar dos alunos, com base nas avaliações bimestrais e na assiduidade às aulas.

Em Amambai, pertencem a rede estadual de ensino as escolas Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá, Dr. Fernando Corrêa da Costa, Dom Aquino Corrêa, Cel. Felipe de Brum e Vespasiano Martins. O cronograma de entregas iniciou no município de Amambai.

Orgulho

Na solenidade de Amambai, Caroline Centenaro, 14, foi a primeira aluna a receber seu notebook do governador. Ela estudou em 2010 no 1º ano do ensino médio da escola Dr. Fernando. “Tudo o que conquisto é pelos meus pais; agradeço a eles e aos professores”, falou a jovem muito emocionada. Seus pais, Deiva e Nilton Centenaro, estavam muito orgulhosos. “Como mãe é um orgulho muito grande estar ao lado dela neste momento; só tenho a agradecer a Deus; ela é o maior presente do mundo”, orgulhou-se a mãe.

Jeovana Lima Gavilan, que cursou em 2010 o 9º ano do ensino fundamental na escola Cel. Felipe, também ganhou um notebook. “Este prêmio compensa todo meu esforço e estudo”, disse ela. A jovem quer ir longe: “Com esse notebook vou escrever um livro, de ficção”, afirma Jeovana.

Outro aluno premiado foi Marlon Arruda Antunes, 17 anos. Ele concluiu ano passado o ensino médio na mesma escola de Jeovana e garante que o notebook vai ajudá-lo bastante na faculdade. Ele quer cursar Publicidade.

Alunos da escola Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá, localizada na aldeia Amambai, também foram contemplados com os computadores portáteis. Um deles foi Djalma Benitez, 23, que concluiu o ensino médio em 2010. Com certeza, afirma ele, esse computador vai me ajudar bastante no meu estudo.

PAC/Funasa

Na oportunidade, o governador André Puccinelli também assinou a ordem de serviço para implantação de 187 módulos sanitários domiciliares de fibra de vidro e o convênio Pac/Funasa/Governo do Estado para execução do Sistema de Esgotamento Sanitário. As duas ações trarão para Amambai mais de R$ 5 milhões em obras de infraestrutura urbana.

Com a obra, afirmou Puccinelli, Amambai estará alcançando o índice de 65% de ligações de rede de esgoto. “A alegria dos amambaienses é a alegria do governo do Estado”, afirmou ele.

O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com A Fundação Nacional de Saúde, Governo do Estado e Prefeitura, e estará beneficiando o município com uma nova unidade de tratamento de esgoto sanitário, com padrão das grandes cidades do mundo.

A nova unidade ficará localizada fora do perímetro urbano, solucionando assim alguns problemas de tratamento de esgoto hoje existentes, como o mau cheiro que as duas pequenas unidades existentes causam aos moradores próximos das áreas de tratamento, além da nova unidade, oferecer uma maior segurança e comodidade.

“Este é um investimento importante para Amambai que coloca Amambai em uma condição privilegiada no tratamento de esgoto”, avaliou o presidente da Sanesul, José Carlos Barcelos.

O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, também destacou o investimento. “Esta é maior obra de saneamento e esgotamento sanitário que Amambai já teve”, falou ele. Lanzarini ressaltou ainda o segundo lugar que o município de Amambai ocupa no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a necessidade urgente de construção do prédio próprio da escola estadual Dom Aquino Corrêa. “O Dom Aquino é nosso grande sonho”, disse o prefeito.

Presenças

Os prefeitos Amambai, Aral Moreira, Cel. Sapucaia, Paranhos e Tacuru, Dirceu Lanzarini, Edson de David, Rudi Paetzold, Dirceu Betoni e Claudio Rocha Barretos, respectivamente, também estiveram presentes na solenidade, bem como o presidente da Câmara de Amambai, Osvaldo Machado Franco, o capitão da aldeia Amambai, Rubens Aquino, vereadores, diretores de escola, secretários municipais e comunidade em geral.

Da Redação

Veja mais fotos da solenidade aqui

Caroline Centenaro, da escola Dr. Fernando Corrêa da Costa, foi a primeira aluna a receber seu notebook do governador.

A supervisora escolar de Amambai, Rosa Flores (E), e os diretores da rede estadual, Algemira, Nídia, Vilma, Cassiana e José Carlos.

André Puccinelli esteve em Amambai acompanhado da secretária estadual de Educação, Nilene Badeca, deputados estaduais Zé Teixeira, Mara Caseiro e Márcio Monteiro, coordenador regional da Funasa, Flávio Brito, e o presidente da Sanesul, José Carlos Barcelos.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

23 de Junho – Dia do Lavrador

- Publicidade-