Na tarde de hoje, 9, a turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Guarani Kaiowá promove uma venda de pequi, em Amambai.
A venda de pequi que acontece hoje, tem por objetivo arrecadar dinheiro para que os alunos organizem a festa de encerramento do 3º ano em 2011. No ano passado, a turma de alunos do 3º realizou a venda de mudas de guavira, também para arrecadar fundos para a formatura.
Segundo a diretora da escola Guarani, Nidia Pereira dos Santos Peixer, outro objetivo do projeto é de promover a sustentabilidade entre os alunos. “O projeto foi uma ideia da escola para integrar os alunos, promover a sustentabilidade, pois eles estão realizando essa ação, não só pensando no valor que irão arrecadar, mas também na parte social”, disse a diretora. O projeto da venda do pequi é acompanhado por professores que auxiliam os alunos também na produção de mudas de plantas nativas.
A venda do pequi acontece na tarde de hoje, 9, a partir das 14 horas, no semáforo da Praça Coronel Valêncio de Brum. Além das porções do fruto, serão entregues receitas como pequi com frango, com arroz, pudim de pequi, doce de pequi e o famoso licor de pequi.
Sobre o pequi:
O pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano.
Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto.
O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.
Da Redação com informações do Wikipédia

-
Content section component
-

-

