O município de Amambai poderá receber nos próximos meses uma unidade do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. O município foi indicado pelo Senador Delcídio do Amaral e pelo Deputado Federal Antonio Carlos Biffi durante uma reunião na tarde da última terça-feira, 22, junto ao Secretário Nacional de Educação Profissional Tecnologica Mec-Setec, Eliezer Pacheco.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) faz parte do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a legislação, os institutos federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com forte inserção na área de pesquisa aplicada e na extensão.
Possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, com estrutura de organização e funcionamento semelhantes.
O projeto de implantação do IFMS teve início em outubro de 2007, quando foi sancionada a lei n° 11.534, que dispõe sobre a criação das escolas técnicas e agro técnicas federais. A partir desta lei, foi instituída a Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul, com sede na capital Campo Grande, e a Escola Agro técnica Federal de Nova Andradina.
O IFMS tem por objetivo ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para jovens e adultos; ofertar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica; realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade, promovendo desenvolvimento tecnológico, social, econômico, artístico, cultural, político e ambiental; desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos; estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
Formar e qualificar cidadãos para o mercado profissional é a principal característica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul promovendo a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.
Brevemente o edital deverá ser lançado pelo Mec-Setec aonde serão estabelecidos as condições para o município poder abrigar o Instituto Federal.
O prefeito Dirceu Lanzarini ao receber a notícia, agradeceu ao senador Delcídio e ao deputado federal Biffi pelo empenho em trazer mais este benefício para o município e para a população de Amambai, pois se trata de um órgão de nível federal que trará mais desenvolvimento em diversas áreas para a cidade e também para a região. “Mais uma vez a nossa administração mostra o compromisso em adquirir mais desenvolvimento para Amambai e graças as articulações políticas junto ao senador Delcídio e o Deputado Federal Biffi, Amambai estará recebendo este grande projeto que vai trazer mais desenvolvimento, emprego e educação, movimentando a economia do município” disse Lanzarini.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

