Os professores das redes de ensino municipal e estadual de Amambai farão paralisação e passeata nesta quarta-feira (16), a partir das 8 horas. A passeata sairá da sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), localizado à Rua Cassiano Marcelo, nº 1735, com destino à frente da Prefeitura do município.
Segundo o presidente do Simted, professor Humberto Vilhalva, a expectativa é de que os professores compareçam à passeata. “A nossa expectativa é de que haja participação dos profissionais e que isso acarrete as mudanças esperadas, ainda não se pode presumir se iremos alcançar essas mudanças, mas a participação de todos é muito importante”, disse ele.
As reivindicações feitas pelos professores da rede estadual são em relação à alteração no estatuto da classe, incorporação de 40% referente à regência de classe, mais 1/3 da diferença entre o vencimento base atual e o piso nacional e ainda a inflação do ano de 2010, além do reajuste para os servidores administrativos da educação nos mesmos índices dos professores.
Já para os professores da rede municipal, o pedido é de uma maior atenção por parte do poder publico e que seja elaborada uma política salarial justa para a classe. “Não existe no momento, uma política salarial em Amambai, e nós vamos reivindicar esse direito, além de pedir mais atenção do poder publico para a classe”, completa Humberto.
A paralisação desta quarta-feira foi decidida durante uma Assembleia realizada no dia 11 de fevereiro em Campo Grande, mas caso não surjam resultados, a categoria pretende fazer paralisações diárias todos os meses.
Fernanda Moreira / Da Redação

