O governo do Estado, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher (CEPPM) de Mato Grosso do Sul, preparou uma série de atividades para o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. A programação, que vem sendo realizada desde o dia 1° de março, na Capital e no interior do Estado, está prevista para encerrar no dia 27, com uma Missa em Ação de Graças em prol ao Mês da Mulher, no município de Nova Andradina.
As atividades estão sendo realizadas em diversos municípios do Estado, com o apoio do governo, envolvendo várias instituições públicas como as Coordenadorias Municipais e demais entidades. Segundo a CEPPM/MS, durante as atividades a população participa de seminários, gincanas e entrevistas para discutir as principais políticas públicas para as mulheres. De acordo com a coordenadora da CEPPM/MS, Tai Loschi, um dos objetivos do evento é esclarecer e disseminar a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher à população.
Atividades
No município de Nova Alvorada do Sul, hoje (18) pela manhã, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as mulheres participaram de um curso de design e também do bazar sobre geração de renda, realizados pela Coordenadoria da Mulher de Nova Alvorada. Em Corumbá, desde as 9 horas, cerca de 200 mulheres participam de diversas atividades, dentre elas, palestra sobre autoestima, com aulas e dicas de beleza, pela Igreja de Nossa Senhora da Candelária. O evento acontece no Cras no bairro Centro América, em Corumbá. No município de Nova Andradina, elas participam de uma tarde da beleza com garis e recicladoras do local, promovida pela Coordenadoria da Mulher e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina.
Pró-Jovem
Na cidade de Sidrolândia, no Distrito de Quebra Côco – a 64 quilômetros da Capital sul-mato-grossense, a prefeitura e a Coordenadoria da Mulher de Sidrolândia promovem, a partir das 14 horas, uma palestra para jovens mulheres do Pró-Jovem. O tema é “Crescendo em família”, que aborda a importância da capacitação do jovem no mercado de trabalho.
Dia de lazer
Em Campo Grande, na fazenda Piana (saída para Sidrolândia), das 7 às 17 horas, está sendo realizado o “Dia de Lazer”, para as policiais militares do Estado, promovido pela Polícia Militar. Também na Capital, às 18h30, um evento em homenagem aos artesãos, com confraternização e apresentações artísticas e musicais, show de talentos dos próprios artesãos, será realizado no Mezanino da Fundação Cultural (no prédio do antigo Fórum), no Centro.
Sábado
No sábado (19), as atividades alusivas à mulher continuam, no período da manhã, no distrito Nova Casa Verde (Nova Andrainda), com o programa Saúde da Família (PSF) e com a Campanha “Mulher nota 10”. Será realizado o Dia D, com coleta de preventivo e acolhimento com a equipe do Centro de Atendimento à Mulher, realizado pela Coordenadoria da Mulher com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina.
No município de Nova Alvorada do Sul, neste sábado (19), no período da manhã, a população feminina também participa da campanha para coleta de preventivo e mamografia, realizada pela Coordenadoria da Mulher e demais parceiros de Nova Alvorada.
Mais informações sobre a programação com a CEPPMS, no fone: (67) 3318-1014.
Fonte: Notícias MS
