16 C
Dourados
segunda-feira, 22 de junho de 2026

Oficina de teatro inicia ensaios em Amambai

- Publicidade -

Teve início na última sexta-feira, 18, a oficina de teatro de Amambai, realizada pela prefeitura através da Fundesc – Fundação de Desporto e Cultura de Amambai. A aula inaugural aconteceu no Centro Conviver, contando com a presença do prefeito Dirceu Lanzarini, juntamente com a atriz e instrutora Alessandra Tavares e os alunos inscritos.

Após um primeiro ano de sucesso da oficina de teatro, a prefeitura espera agora fazer com que essa atividade chegue a mais pessoas de Amambai, pois acredita que essa é uma forma de trazer mais cultura e também revelar talentos nas artes cênicas.

Ao todo estão inscritos cerca de 100 alunos que serão agrupados por faixa etária e disponibilidade de horário, o grupo de alunos que começou a oficina o ano passado irá passar para uma fase mais avançada do curso. As aulas acontecem de segunda a sexta, nos períodos matutino e vespertino e na quarta-feira no período noturno. Segundo a instrutora, essa maneira faz com que todos possam participar da oficina.

A grande novidade para este ano é a abertura de inscrições para alunos de 10 a 13 anos e também para os idosos. Aqueles que quiserem se inscrever, basta procurar a sede da Fundesc, localizada em frente a igreja Matriz.

O fazer teatral e a arte educação utilizada nas oficinas têm a prioridade o desenvolvimento individual e em grupo no que compete: história básica do teatro, ampliação de expressão oral e corporal, autoconhecimento, estimulo de todos os sentidos, incentivo a criação e a leitura, percepção e memorização, apresentação de técnicas que auxiliam na interpretação, aprimoramento da sua comunicação em relação a ele mesmo e todos ao seu redor. No entanto a arte educação utilizada será trabalhar todos esses elementos encaminhando o aluno para uma vivencia teatral que poderá ser utilizada em qualquer tipo de oficio.

O teatro é, por excelência, a arte do homem exigindo sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação.

O teatro oferece a oportunidade para que os alunos conheçam mais a si próprios e os outros que o cercam, operando a arte como um processo coletivo. Ao construir cenas e exercitar a improvisação, os alunos recriam cenas vividas por eles, cenas cotidianas, utilizam a imaginação, a criatividade e percepção. É compartilhando descobertas, sentimentos, ideias e atitudes que os alunos estabelecem uma relação entre sua própria individualidade com a coletividade, desenvolvendo melhor a socialização, o intelecto e o caráter.

O prefeito Dirceu Lanzarini destaca a importância desse trabalho, pois segundo ele, é uma grande iniciativa que visa oferecer mais cultura para a população de Amambai. “Estamos indo para o segundo ano desse importante projeto, tenho certeza que esse projeto ira revelar grandes talentos aqui em Amambai” disse o prefeito.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

Turma da oficina de teatro de Amambai.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-