22.7 C
Dourados
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Dia do estudante: motivação e dedicação são desafios para professores e alunos

- Publicidade -

11/08/2011 11h38 – Atualizado em 12/08/2011 17h26

Fernanda Moreira / Da Redação

O dia do estudante, comemorado nesta quinta-feira, 11, traz a reflexão sobre um tema bastante discutido por professores, coordenadores, alunos e pais. Como motivar o aluno a estudar, ir para a escola e dedicar-se aos estudos?

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, da rede de ensino de Amambai, Elza Raimundo Oliveira, o problema tem um fundo cultural. “Há uma falta de perspectiva dos alunos, que se acostumam com a situação de estudar pouco, tirar a nota média; não é uma falha apenas deles, temos que ter consciência que tudo afeta o desempenho dos alunos, é algo que vem da cultura”, diz Elza.

“O que os professores têm de mostrar é organização nos conteúdos, na forma de passar a matéria e como motivar o aluno, porque esse aluno chega a sala com muita informação, por causa da internet, por causa de jornais, e o trabalho do professor é passar essa informação de maneira mais cientifica, mais concisa”, explica a coordenadora.

Opinião dos alunos

Para as alunas do 1º ano ‘A’ matutino da escola Felipe de Brum, Dante Elen e Sara Sumi, ser estudante é se considerar futuro para o mundo e ser responsável.

“O dia dos estudantes é importante para que sejamos reconhecidos, afinal, estudamos o ano inteiro, precisamos de um dia para comemorar nossa condição, se os professores também tem seu dia, é justo os alunos também terem”, diz Sara.

Dante Elen espera que tudo o que aprende na escola possa ser posto em prática no futuro, ela quer seguir a carreira de psicóloga e acredita que uma das coisas mais importantes na escola são as amizades. “Tudo que a gente aprende na escola é importante pra nossa carreira futura, mas eu vou sentir muita falta dos colegas que tenho aqui”, diz ela.

Papel do professor

Segundo Elza, o professor precisa estar sempre em sintonia com as novas formas de ensinar, trazendo novidades para os alunos, fazendo com que eles adquiram o habito de estudar, ler e pesquisar, tornando-se mais independentes e dinâmicos. “O aluno precisa criar o habito de estudar, utilizar o tempo na escola para aprender, se dedicar às matérias”, diz Elza. Ela explica também que os professores da escola estão sempre em evolução, buscando cursos e aperfeiçoamento.

“Os alunos mudaram a visão que eles tinham da escola, hoje, passam um período agradável aqui, vem pra escola com assuntos novos quase todos os dias, tem sede de aprender, e isso precisa e deve ser explorado”, finaliza Elza.

Atrações do Dia do Estudante

Na Escola Fernando Corrêa da Costa, a programação do dia dos estudantes conta com café da manhã para os alunos, gincana e o concurso “revelando talentos”, onde cada aluno faz sua apresentação de música, dança ou teatro. A escola fará também um jantar com atrações musicais para os alunos.

A Escola Estadual Cel. Felipe de Brum presenteou os alunos com um dia cheio de atividades especiais. Durante a manhã, as atividades acontecem na quadra da escola e apresentações artístico-culturais de todas as salas. Na parte da tarde, o 17º RC Mec fará uma visita à escola montando sua pista de cordas para os alunos.

O 2º Fest Vespa anima o dia do estudante na Escola Estadual Vespasiano Martins. O show de talentos terá teatro, música, dança entre outras apresentações. O evento é aberto à comunidade e terá início às 18 horas nesta quinta-feira. Amanhã, sexta-feira, a comemoração será na Associação Atlética Milionários apenas para os alunos.

Mais programações

Gincana e apresentações culturais também estão programadas para as escolas da rede municipal de ensino. Na Escola Municipal Antônio Pinto da Silva, a gincana cultural ocorre nos períodos matutino e vespertino.

Na Escola Municipal Flavio Derzi, acontece a 2ª Olinflad, uma olimpíada para os alunos do 6º ao 9º ano que testa conhecimentos dos alunos, com jogos de perguntas e respostas, atividades físicas e culturais. A Olinflad acontece hoje e amanhã, 12, no período da manhã reunindo também os alunos da tarde.

A Escola Municipal Maria Bataglin promove um dia de atividades recreativas na AABB para os alunos do período matutino e na parte da tarde haverá gincana.

Na Escola Municipal Marlene Vilarinho, cada professor organiza a comemoração do dia dos estudantes com seus alunos e haverá distribuição de doces.

No Colégio Celq, os alunos participam de um bingo na parte da manhã de hoje e amanhã haverá atividades recreativas e gincana no Recanto Tereré.

Amambai conta com 5741 alunos nas escolas municipais e mais de 3700 estudantes nas escolas estaduais.

Com edição de Viviane Viaut

Apresentação teatral dos alunos do 8º A da escola Cel. Felipe de Brum neste dia 11 de agosto, Dia do Estudante.

As alunas Dante Elen e Sara Suri, da Escola Estadual Cel. Felipe de Brum.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, Elza Raimundo.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-