19.3 C
Dourados
quinta-feira, 22 de maio de 2025

Cresce o número de hospedagens simples cadastradas no País

- Publicidade -

05/07/2013 08h21 – Atualizado em 05/07/2013 08h21

Fonte: Portal Brasil

No Brasil, o número de cadastros de hospedagens simples vem crescendo a cada dia. Os albergues atuando de forma regular aumentaram 21% em dois anos, enquanto as hospedagens simples do tipo cama e café tiveram um crescimento de 162%. Os números são do sistema de cadastro de meios de hospedagem, o Cadastur, do Ministério do Turismo.

Por serem mais baratos que os hotéis e algumas pousadas, os albergues e cama e café são opções para quem viaja sozinho ou deseja gastar pouco. Para o coordenador geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, o crescimento se deve a “um maior entendimento da população sobre o que oferecem esses meios de hospedagem”.

Uma das maiores redes internacionais de albergues que atua no País, a Hostelling International Brasil, registrou 106 mil hóspedes no ano passado, 10 mil a mais do que há dois anos. Até o fim deste ano, a hosteling terá 124 unidades. Eram 92 unidades em 2011.

Hospedagem simples

Hospedagens do tipo cama e café oferecem café da manhã e serviço de limpeza. Em geral, os proprietários moram no local e oferecem poucos quartos. Os albergues, de modo geral, oferecem quartos e banheiros coletivos.

Em 2010 eram apenas 27 hospedagens do tipo cama e café registradas. No ano passado, esse número passou para 71. O número de albergues atuando de forma regular também cresceu. Havia apenas 65 unidades cadastradas em 2010. No ano passado, o número passou para 79.

Tipos de hospedagem no Brasil

O turista que visita o Brasil pode contar com mais de 25 mil opções de hospedagem espalhadas pelo país. São hotéis, resorts, albergues e pousadas de todos os preços e que atendem aos mais variados gostos e necessidades.

As regiões brasileiras possuem diferentes perfis de rede hoteleira. No Nordeste, por exemplo, está concentrada a maior parte dos resorts do País, já que esse é um dos principais destinos de lazer. O Sudeste, que recebe muitos viajantes a negócios, possui cerca de 2.200 meios de hospedagem, mais de 37% do total nacional cadastrado.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 6 mil meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo. A maioria deles está localizada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2008, a nova Lei do Turismo foi implantada, estabelecendo que todo hotel deve se cadastrar no Ministério do Turismo. Se o turista tiver dúvidas sobre a qualidade da empresa, pode acessar o Cadastur e verificar se o hotel já consta no cadastro.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o País tem 291 mil quartos em vários meios de hospedagem, que oferecem desde serviços simples até os mais sofisticados.

Cresce o número de hospedagens simples cadastradas no País

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-