24/11/2013 14h22 – Atualizado em 24/11/2013 14h22
Fonte: Acrissul
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu um prazo de até 10 dias para que uma força-tarefa de técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) entreguem o georreferenciamento e avaliação das terras no entorno da Aldeia Buriti, nos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti (MS). As terras são pleiteadas pelos índios terena para expansão da área da reserva. Os terena querem ampliar a área da Aldeia Buriti de 2 mil para 17 mil hectares.
O prazo foi o resultado da reunião entre o ministro, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e um grupo de lideranças rurais do Estado, ocorrida nessa quinta, dia 21.
A avaliação das propriedades é o primeiro passo no processo de indenização das áreas em litígio, solução que o governo federal aceita como a mais viável para resolver o impasse. Conforme o ministro Cardozo, a compra de área para atender as exigências das comunidades indígenas esbarra em três dificuldades: na forma de repasse, no valor das indenizações e na forma jurídica para efetivar a compra.
