22.3 C
Dourados
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Amambai, aqui passa o Trópico de Capricórnio

- Publicidade -

10/02/2014 16h45 – Atualizado em 10/02/2014 16h45

Fonte: Da Redação

Muita gente não sabe que o Trópico de Capricórnio passa em Amambai, mais exatamente na coordenada Latitude 23º 27′ Sul e Longitude 55º 13′ 33″ Oeste.

Segundo o professor de Geografia, Ivo Santana, em Amambai, o Trópico de Capricórnio passa pela área rural, na direção de Tacuru.

Nem mesmo os representantes do executivo e legislativo do município têm esta informação e perdem uma oportunidade de tornar esta particularidade um atrativo para visitantes e turistas. Em outras cidades do Brasil, por onde passa o Trópico de Capricórnio, é comum encontrar-se placas indicativas com esta informação.

Trópico de Capricórnio

No Hemisfério Sul, o Trópico de Capricórnio atravessa três continentes (América do Sul, África e Oceania), dez países (Chile, Argentina, Paraguai, Brasil, Namíbia, Botsuana, África do Sul, Moçambique, Madagascar e Austrália) e três oceanos (Pacífico, Atlântico e Índico). Entre as cidades cortadas no Brasil, estão as sul-mato-grossenses Amambai, Itaquiraí, Iguatemi, Tacuru e Coronel Sapucaia.

Paralelos e Meridianos: linhas imaginárias que dividem a Terra

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiram em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.

Os paralelos são linhas – 180, no total, que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.

Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes. Já os meridianos vão dar origem àquilo que chamamos de longitudes.

Juntas, as latitudes e longitudes formam as coordenadas geográficas. A partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto existente na Terra, o que é muito útil para viajantes, marinheiros, e para quem gosta de saber exatamente onde está.

Outras informações

Porque foram inventados o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer? O que o homem ganha com algumas linhas imaginárias riscadas ao redor do globo? Os paralelos e meridianos são linhas de mentira criadas para facilitar a localização de qualquer ponto no planeta terra. Entre as linhas principais estão os trópicos de Câncer e Capricórnio.

Os pontos de localização desses dois lugares foram escolhidos conforme a posição do sol em relação à terra. Quando o verão começa no hemisfério Sul, os raios solares incidem diretamente sobre uma única área do planeta: o Trópico de Capricórnio. Nesse momento, na direção do Sol, está a constelação de Capricórnio – é daí que vem o nome.

Já quando o inverno começa nesse mesmo hemisfério, os raios solares incidem sobre a linha do Trópico de Câncer (nome que também vem de uma constelação). O Trópico de Câncer e o de Capricórnio definem as zonas climáticas da Terra: Zona Polar Ártica, Zona Temperada Norte, Zona Tropical, Zona Temperada Sul, Zona Polar Antártica.

Sinalização é requerida para o MS

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) propôs no ano de 2012 a colocação de monumentos, ou placas indicativas, nos locais por onde passa o Trópico de Capricórnio em Mato Grosso do Sul.

Com a iniciativa, Tetila pretende que os monumentos, e sinalizações, sirvam como ponto de referência geográfica para a população “além, é claro, de contribuir para melhorar o conhecimento geográfico de estudantes, professores, e da população em geral”, justificou o deputado.

Com informações do site Escola Kids

Amambai, aqui passa o Trópico de Capricórnio

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-