31.5 C
Dourados
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Müller sai na frente, com Pooladi na cola

- Publicidade -

18/06/2014 13h56 – Atualizado em 18/06/2014 13h56

Fonte: FIFA

Thomas Müller já protagonizou muitas manchetes nesta Copa do Mundo da FIFA™. Por isso, não surpreende ver o atacante alemão no topo do Índice Castrol após a primeira rodada de jogos da fase de grupos.

Os três gols de Müller contra Portugal na ampla vitória alemã na abertura do Grupo G na segunda-feira permitiu a ele terminar a primeira rodada de 16 jogos mais bem classificado do que qualquer outro jogador, embora a composição da lista dos dez melhores mostre que não só os atacantes mereceram elogios.

Müller naturalmente recebeu muitos deles em Salvador, onde sua pontaria fez dele o primeiro jogador a marcar três vezes no torneio em quatro chutes a gol, com uma pontuação no índice de 9,75. Após converter seu pênalti à perfeição, ele deixou claro no segundo gol o quanto estava atento, ao reagir quase instantaneamente quando a bola escapou de Bruno Alves e sobrou para ele. Por último, o atleta do Bayern de Munique apareceu no lugar certo para fazer o terceiro. O fato de todos os gols terem sido de curta distância o favoreceram, já que esses chutes têm maior probabilidade de terminar no fundo da rede. Aliás, os únicos jogadores que deram mais chutes a gol de dentro da área até o momento foram o francês Karim Benzema e o australiano Tim Cahill.

Müller foi um ótimo ponto de referência para o fluido ataque alemão, e Joachim Löw louvou o “magnífico” trabalho do atacante em prol da equipe: “Ele se movimentou por todas as partes e pressionou muito”, disse o técnico. Além disso, sua taxa de acertos nos passes chegou a 61%, algo digno de nota. Para um jogador de sua posição, na ponta do setor ofensivo, é normal perder a bola em determinados momentos, mas ele não a entregou de graça.

No geral, a primeira rodada terminou com 49 gols – uma média de 3,06 por partida – e com quatro outros atacantes que balançaram a rede entre os dez primeiros do índice: Robin van Persie e Arjen Robben ficaram em sexto e sétimo lugares respectivamente após os dois gols que cada um fez na goleada por 5 a 1 sobre a atual campeã Espanha. Alexis Sánchez e Cahill também aparecem na parte mais alta da lista após balançar a rede no mesmo jogo entre Chile e Austrália. Esta, aliás, é a terceira Copa do Mundo consecutiva em que o australiano marca.

Enquanto os atacantes já mencionados são figuras célebres no mundo do futebol, o iraniano Mehrdad Pooladi é menos conhecido fora de seu país natal. Ainda assim, o zagueiro do Persépolis aparece em segundo no ranking, com uma pontuação de 9,7, depois de ajudar sua seleção a sair com um ponto do primeiro empate sem gols da competição, com a Nigéria. Uma medida do trabalho defensivo do Irã contra os africanos é que sua defesa cortou mais bolas do que qualquer outra seleção, à exceção do México – o desempenho de Pooladi incluiu seis desarmes, uma cabeçada para afastar uma bola do nigeriano Shola Ameobi em cima da linha e, quando a apareceu oportunidade, um bom trabalho no campo adversário, onde deu cinco passes certos em seis tentativas.

Os defensores atualmente ocupam quatro das cinco primeiras colocações. O zagueiro dos EUA Geoff Cameron teve um papel fundamental para o triunfo da altamente organizada seleção de seu país contra Gana e marcou 9,64 pontos. Além de ofuscar Asamoah Gyan, ele fez diversas interceptações dignas de nota, colocando-se na linha do chute de Jordan Ayew no fim do primeiro tempo e, depois, desviando uma tentativa de Gyan por cima do travessão, antes de impedir uma chance de Andre Ayew. A exibição de John Boye na lateral-esquerda de Gana no mesmo jogo também lhe valeu o oitavo lugar neste ranking inicial.

David Luiz é o melhor jogador dos donos da casa, em quarto lugar. Ele se fez presente nas duas áreas contra a Croácia, a quem o Brasil permitiu apenas quatro chutes a gol. Por sua vez, o inglês Phil Jagielka aparece em quinto após sua boa atuação contra a Itália, que pode ser resumida no lance em que ele correu até a linha do gol para cortar a bola que Mario Balotelli havia mandado de cobertura, por cima de Joe Hart.

A lista completa dos dez primeiros é a seguinte:
Thomas Müller, Alemanha (9,75); Mehrdad Pooladi, Irã (9,7); Geoff Cameron, EUA (9,64); David Luiz, Brasil (9,6); Phil Jagielka, Inglaterra (9,56); Robin van Persie, Holanda (9,52); Arjen Robben, Holanda (9,48); John Boye, Gana (9,45); Alexis Sánchez, Chile (9,42); Tim Cahill, Austrália (9,39).

O FIFA.com atualizará o Índice Castrol após cada rodada de jogos da Copa do Mundo da FIFA. Enquanto isso, você pode conferir outras análises estatísticas e se aprofundar ainda mais nesse sistema de classificação único clicando nos links relacionados.

Müller sai na frente, com Pooladi na cola

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-