02/08/2014 08h55 – Atualizado em 02/08/2014 08h55
Um a cada três brasileiros tem medo de comprar pela internet por receio de fraude
Fonte: Misasi
São Paulo – A fraude online é um dos principais receios do internauta brasileiro, impedindo o crescimento do comércio eletrônico. De acordo com levantamento da Mintel, 30% dos entrevistados afirmam ter medo de possíveis farsas através de sites falsos e uso indevido de cartão de crédito. Outra preocupação analisada pela pesquisa é o fornecimento do número de cadastro de pessoa física, o CPF: uma a cada quatro pessoas optam por comprar em lojas físicas ao invés de digitar o documento.
Para Omar Jarouche, Coordenador de Inteligência Estatística da ClearSale, embora a fraude exista no ambiente online, ela já é altamente controlada e evitada por meio de inteligência estatística avançada e análises manuais precisas. Empresas especializadas em detecção e prevenção de compras ilegais conseguem coibir a ação, garantindo a idoneidade tanto da loja quanto do comprador. Além disso, o executivo tranquiliza sobre a desconfiança no preenchimento do CPF: “O uso do documento é fundamental para comprovação de que você é você, e sozinho é pouco útil para os fraudadores”, explica.
A preocupação maior, segundo Jarouche, deve ser com outros pontos importantes na hora da compra, como a aceitação do uso do cartões de crédito na loja. “Se o estabelecimento não aceitar a modalidade como pagamento, desconfie da procedência dela. São quase nulos vendedores que se restringem em apenas boletos bancários ou transferências eletrônicas, que nesse caso, o risco fica com o comprador”, aponta. Outro ponto que merecem cuidado é analisar o tamanho do desconto, que embora seja uma prática comum no varejo, qualquer valor acima do comum deve ser desconfiado.